Dia do combate a hipertensão no brasil.

 In Público em geral

Hoje é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. O objetivo dessa ação fomentada pelo governo e entidades da saúde é o de conscientizar a população para os riscos dessa doença crônica, que pode ser controlada, conhecida como pressão alta.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o Brasil apresenta mais de 27 milhões de hipertensos acima dos 18 anos e dois milhões de crianças e adolescentes com esse problema. As entidades médicas, como a Sociedade e Cardiologia do Estado de São Paulo, reconhecem que um paciente com pressão igual ou superior a 140/90mmHg, em geral, corresponde a um hipertenso.

A hipertensão pode desencadear problemas graves, como um infarto ou até um derrame cerebral. Algumas mudanças alimentares e na rotina de vida fazem toda a diferença para a prevenção desse problema. Recentemente alguns estudos científicos da odontologia mostraram que os quadros de infecção dos dentes e das gengivas são mais freqüentes em pacientes hipertensos.

Isso sugere alguma potencial interatividade entre essas doenças do corpo e recomenda a prevenção dos problemas da boca como uma importante ferramenta para o controle da saúde.

Maiores informações no livro Cardiologia e Odontologia da Editora Santos, publicado no ano de 2007, ou no site www.perio.org.

Recent Posts