Dia do trabalho

 em Público em geral

No Brasil, estão 19% dos dentistas do mundo. O ?Atlas Global de Odontologia?, publicado em 2009 pela Federação Dentária Internacional, estima que já superamos um milhão de dentistas no mundo. De todos os países registrados na publicação, o Brasil é o que tem o maior número de profissionais.

Em contrapartida a esse recorde, ainda não existe o acesso pleno para boa parte da população usufruir dos serviços odontológicos. ?Embora nos últimos anos a odontologia esteja se incluindo de forma mais representativa nas políticas públicas de saúde, ainda há muita desigualdade?, afirmou Ana Estela Haddad, na época, da Secretaria da Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Ministério do Trabalho, em entrevista concedida ao portal UOL. A renomada profissional confirma que a distribuição regional desigual e o fato de que 2/3 dos dentistas atuam em ambiente privado são os fatores que limitam o incremento nos trabalhos da odontologia para a nossa sociedade.

Apesar do profundo carinho e respeito que nutro pela excelente colega da odontologia, discordo desse ponto de vista. O preço do dentista privado não é a causa, mas o sintoma do grande mal. O problema é a falta de informação, de acesso e noção sobre saneamento, da sobrecarga de impostos, das taxações descabidas sobre as linhas de higiene bucal e o “custo consultório dentário”, coisas que ninguém “lá de cima” parece querer discutir, incluindo as empresas de convênios médicos e dentários…

Proponho a seguinte reflexão para as lideranças da odontologia e do país.

Pensem em um plano de incentivos, como os que fizeram na redução do IPI do carro e da geladeira, que incentive o dentista, o médico e outros profissionais de saúde a reduzirem seus honorários, na mesma proporção em que seus custos operacionais e tributários diminuam.

Deixemos de hipocrisia e, definitivamente, vamos incluir todas as linhas de higiene bucal, os protetores solares, as lentes de contato e outros itens de valor à saúde na cesta básica.

Façamos das escovas, dos dentistas, do fio dental e da saúde os verdadeiros itens de primeira necessidade… Chega de filosofias, vamos a ação !

e … Feliz dia do trabalho!

Publicações recentes