Dia Nacional do Combate a Hipertensão

 em Público em geral

A hipertensão arterial é uma doença séria e corresponde a principal causa de AVC e da insuficiência cardíaca. Estima-se que 20% da população brasileira adulta seja hipertensa. Além disso, o Ministério da Saúde acredita que 15 milhões de hipertensos desconhecem o fato de que sofrem do mal. Neste dia 26 de Abril celebramos o dia Nacional de combate a esse grave problema de saúde.

Mas o que nós da odontologia temos com isso, perguntaria um afoito leitor preocupado em ver dentes, restauros e soluções estéticas como divulgações típicas de uma página dedicada a saúde bucal.

O fato é que estudos científicos relacionando a hipertensão arterial com histórico bucal de problemas das gengivas ( ou periodontais), não param de surgir na literatura científica mundial.

Para ilustrar a gravidade dessa questão e a importância de integrarmos a atuação de cardiologistas e dentistas, seguem duas referências aos leitores interessados no tema:

– a primeira é um tratado médico e odontológico, publicado em 2007 pela Ed Santos – Cardiologia e Odontologia – Uma visão integrada ( do qual tive o privilégio de ser um dos autores).

– a outra está nos artigos de interesse a esse tema, o que ainda despertará muita atenção de pesquisadores e estudiosos da saúde nos próximos anos.

Proponho uma leitura e a reciclagem sobre a ligação entre doenças das gengivas e a hipertensão arterial, através do link abaixo:

http://departamentos.cardiol.br/dha/revista/16-3/11-associacao.pdf

Publicações recentes