Escolher seu creme dental pode não ser fácil! Confira nossas 5 dicas para facilitar o processo

 In Público em geral

É enorme a oferta de cremes dentais no mercado atual, não é mesmo? A grande quantidade de marcas e especialidades de cada tipo de creme têm até mesmo dificultado a escolha pelo dentifrício perfeito para as necessidades de cada um!

Para você não ficar em dúvida no supermercado ou drogaria, que tal conferir nossas cinco dicas para facilitar o processo? Continue lendo e saiba, de uma vez por todas, como escolher a pasta de dentes certa para você!

Considere suas indicações clínicas

O primeiro passo para escolher seu creme dental é saber quais são suas necessidades clínicas: tem dentes sensíveis? Acumula muito tártaro? Precisa tratar a placa bacteriana?

Depois que seu odontologista de confiança te informar qual é o tipo de pasta de dente ideal para seu caso clínico, você estará pronto para escolher dentre as diversas marcas e tipos disponíveis no mercado!

Alguns tipos de dentifrícios recomendados para tratamentos específicos são:

  • Antitártaro: impede a formação de tártaro (mas não o remove);
  • Antiplaca: ajuda a reduzir a formação de placas bacterianas;
  • Ação total: ajuda a evitar a formação de tártaro e placa ao mesmo tempo;
  • Com bicarbonato de sódio: diminui a proliferação de fungos na região;
  • Branqueadores: ajuda a clarear manchas causadas pela alimentação;
  • Sem flúor: indicado para crianças, que costumam engolir parte da pasta dental;
  • Para dentes sensíveis: ajuda a reduzir a sensação de sensibilidade nos dentes.

Observe se a pasta de dentes tem flúor

O tratamento com flúor é essencial para manter a saúde da arcada dentária de jovens e adultos. Por isso, quando você for escolher seu creme dental, opte por versões que têm flúor em sua composição.

Porém, lembre-se de que, como vimos, esse tipo de dentifrício só não é recomendado para crianças abaixo de seis anos, já que elas não sabem cuspir o bochecho corretamente e podem ingerir uma quantidade elevada desse mineral, sofrendo intoxicações desnecessárias!

Atenção para os cremes voltados para dentes sensíveis

As pastas de dente são muito importantes no tratamento dos dentes sensíveis. A hipersensibilidade é um quadro clínico muito comum e pode ser causada por diversos fatores externos ou genéticos.

Para quem sofre desconfortos com a ingestão de bebidas quentes ou frias ou alimentos muito doces, o uso de um creme dental específico para reduzir a hipersensibilidade pode ser essencial. Avalie essa questão quando for escolher seu dentifrício.

Atenção ao nível de abrasividade

Abrasividade é a palavra utilizada para caracterizar os cremes dentais que são capazes de causar pequenas aberturas no esmalte do dente, permitindo uma limpeza mais eficiente e um possível clareamento da região. Alguns dentifrícios têm essa característica, prometendo deixar os dentes mais brancos e o sorriso mais bonito.

O problema é que as pastas de dente abrasivas também aumentam o risco de rachaduras e de pigmentação do esmalte do dente, já que eles vão ficando mais delicados ao longo do tempo.

Para saber se o creme dental que você quer comprar é abrasivo ou não, confira a consistência do produto: se ele aparentar granulado ao invés de homogêneo, é porque ele tem esse efeito.

Escolha a marca que mais te agrada

O último passo para você escolher a sua pasta de dentes, depois de conhecer todas as características que são consideradas essenciais para você, é optar pela marca que mais te agrada ou que você tem mais confiança. Se você ainda está inseguro em relação a essa escolha, peça uma sugestão ao seu cirurgião dentista.

E agora, já sabe qual é a melhor pasta de dentes para você? Qual é o seu tipo favorito? Compartilhe sua opinião nos comentários e continue de olho no nosso blog!

Recent Posts

Leave a Comment