Dor de dente: conheça as principais causas

 In Público em geral

Você já sentiu dor de dente alguma vez na vida? Dificilmente alguém responderá não à essa pergunta. Quando não tratados, os males dos dentes podem causar doenças bem mais sérias. Está sofrendo com dor de dente? Veja algumas das principais causas e descubra onde errou!

Você já foi ao dentista?

Apesar de ser, de certa forma, repetitivo dizer que todo mundo deve consultar o dentista de preferência pelo menos uma vez ao ano, grande parte das pessoas não faz isso. Ainda existe aquele tabu que faz crianças e adultos terem medo de procurar um odontólogo para fazer suas revisões. Se você não visita um médico o que acontece? Não saberá como anda sua saúde!

Na verdade, as consultas de rotina não têm nada de assustadoras e na maioria das vezes é feita apenas uma lavagem com flúor e limpeza para retirar as poucas bactérias que naturalmente se instalam na sua boca. Então deixe o medo de lado e procure seu médico de confiança a cada seis meses (de preferência) e evite problemas mais sérios.

Nem sempre o problema está na sua boca

Dores em outros lugares da face podem gerar desconfortos nos dentes. Se você foi ao dentista e ele não conseguiu diagnosticar o motivo da dor, busque ajuda de um clínico geral para que ele possa realizar alguns exames rotineiros.

Cárie

Quando alguém pergunta o que mais causa dor de dente, com certeza você ouvirá que são as cáries que são deteriorações que atingem sua arcada dentária. A escovação mal feita, o excesso de consumo de alimentos impróprios, danos no dente entre outros, vão deixar os velhos e incômodos pontinhos pretos nos dentes e causar muita dor.

Além de deixar a região da boca extremamente dolorida, as cáries ainda causarão mau hálito, gosto ruim e muitos outros males. Se percebeu uma dorzinha por menor que seja em seu dente, procure um médico para que ele olhe se algum dente está careado.

Raízes Sensíveis

A raiz dental correponde a dois terços da totalidade do dente. Ela fica bem escondida e em contato direto com a pele da gengiva, enterrada no osso do maxilar. Caso você desenvolva algum problema nesta região, com certeza a raiz será afetada, e isso resultará em uma dor incrivelmente incômoda. O mesmo acontece se a raiz do dente ficar muito exposta.

Não cuidei dos dentes… e agora?

A solução sempre será buscar a ajuda de um dentista. Existem muitos medicamentos naturais feitos a partir de folhas que prometem sanar o problema, mas somente um profissional poderá tratar de fato da sua dor de dente. Ela pode ser apenas um pequeno machucado, mas na maioria das vezes é resultante de problemas de saúde ou de maus cuidados.

Cuidar dos seus dentes é também cuidar da sua aparência. Um sorriso bonito e um bom hálito dão aquela sensação de limpeza, cuidado e vaidade. Não deixe de cuidar da sua boca e evite sofrer com dores de dente.

Para evitar vários problemas, desenvolva os seguintes hábitos: escove os dentes duas vezes ao dia pelo menos,  use o fio dental sempre após as refeições e lave a boca sempre que se alimentar com enxaguantes bucais (dê preferência aos que não tem álcool na composição).

Como está a sua saúde bucal? Conte para nós!

Recent Posts

Leave a Comment