Enquanto o mundo combate o fumo, o brasil combate as leis anti-fumo.

 In Público em geral

Cuidado! Tem gente trabalhando para abrandar as leis anti?fumo

Você sabia que uma bituca de cigarro leva 10 anos para se degradar no meio ambiente? Se você está preocupado com isso saiba que os bastidores dos fóruns de discussão pública, reunindo os interesses econômicos de parte do empresariado nacional, com os “interesses” dos nossos líderes, apontam para algo bem mais prejudicial para a saúde e o meio ambiente dos brasileiros.

A matéria do caderno Vida do Jornal O Estado de São Paulo, de 12 de Julho de 2010, mostra que a Camara Setorial do Tabaco, vinculada ao Ministério da Agricultura, sugere a adoção de ações que contrariam as normas do Acordo Global para a Redução do Tabagismo.

Dentre as questões sugeridas pelos “estudiosos” estão a redução dos impostos (IPI) sobre os charutos, o combate a restrição para a inclusão de novos componentes aos fumos comercializados para torná-los mais atrativos ( caso do Açucar), a autorização do retorno da venda de maços com dez cigarros (e, portanto, mais baratos), sem falar nos incentivos aos produtores dessas substâncias em solo brasileiro. Coisas para pensar na hora de votar e debater!

Prof. Rodrigo Guerreiro Bueno de Moraes
Cirurgião-Dentista | Mestre em Odontologia pela Universidade Paulista | Membro da Sociedade Brasileira de Periodontia e da American Academy of Periodontology.

Recent Posts