Entenda a importância de orientar seus pacientes sobre a retração gengival

 In Gengiva, Para Dentistas

A retração gengival é uma condição muito frequente na população brasileira, especialmente nos idosos —algumas pesquisas estimam que mais de 90% das pessoas acima dos 40 anos apresentam algum grau de retração gengival. Quais são as consequências que a retração gengival pode trazer? Por que é tão importante prevenir esse quadro? Como orientar seus pacientes quanto à escovação e o que eles podem fazer para prevenir e controlar a retração gengival? Vamos responder tudo nesse post. Confira!

Quais são as consequências da retração gengival?

A retração gengival expõe a dentina da raiz à cavidade oral, tornando-a suscetível ao acúmulo de placa bacteriana, ao desenvolvimento de cáries e gerando um quadro de hipersensibilidade a alguns alimentos. As cáries radiculares e a doença periodontal são as principais causas de perda dentária em idosos, o que, com o aumento da expectativa de vida, gera um problema sério de saúde pública. Além disso, a retração gengival e a perda dentária são prejudiciais à estética do sorriso, podendo afetar a autoestima do paciente.

Quais são as causas da retração gengival?

A genética e a anatomia da cavidade oral podem predispor um indivíduo a ter mais retração gengival, mas o maior fator de risco é a idade, já que isso submete os dentes a um maior tempo de exposição a fatores agressivos. O acúmulo de placa na doença periodontal e a escovação dental vigorosa são os principais agentes que levam à retração gengival, mas, felizmente, esses fatores podem ser controlados para prevenir o quadro. Por isso é tão importante que você informe seus pacientes sobre a retração gengival e oriente-os sobre a importância de uma escovação adequada e de um acompanhamento odontológico regular.

Como orientar meus pacientes?

Uma série de hábitos na hora da escovação podem ajudar a manter a saúde dos dentes e das gengivas por mais tempo, prevenindo a retração gengival. Veja como você pode orientar seus pacientes:

Estimule a boa higiene bucal

A prática regular de escovação após as refeições e o uso diário de fio dental previnem o desenvolvimento de placa bacteriana e da doença periodontal.

Oriente para a redução da força de escovação

Aplicar uma força muito grande no momento da escovação acaba provocando lesões na gengiva e estimulando o processo inflamatório que leva à retração. Mas não adianta apenas falar, o ideal é ensinar ao paciente exatamente como deve ser feita a escovação, reeducando-o.

Recomende escovas de cerdas extra macias ou ultra macias

Quanto mais macias as cerdas, menos a gengiva será lesada no momento da escovação. Para os pacientes que já apresentam retração, as escovas ultra macias promovem uma escovação atraumática e confortável.

Ensine-os a técnica de escovação de Stillman modificada

Essa técnica é a mais recomendada para quem tem retração gengival, já que massageia o tecido sem lesioná-lo. A escova deve ser posicionada em um ângulo de até  45º em relação aos dentes apoiada parcialmente nos dentes e parcialmente na gengiva, sem introdução das cerdas no sulco gengival. Os movimentos devem ser horizontais, vibratórios e curtos, acompanhados de varreduras verticais.

Agende visitas regulares ao consultório

Além das limpezas a cada seis meses, as visitas regulares permitem que você verifique o estado geral dos dentes do paciente e realize o tratamento precoce caso identifique um quadro de retração gengival.

Corrija o posicionamento dos dentes

O mal posicionamento dentário pode gerar uma força oclusal excessiva, facilitando a retração gengival.

Estimule hábitos saudáveis

Uma dieta pobre em carboidratos simples e uma boca hidratada ajudam a prevenir o surgimento de cáries. Por isso, oriente seus pacientes sobre a importância de uma dieta equilibrada e o consumo de água. Oriente-os também sobre os males causados pelo tabagismo: o cigarro irrita a gengiva e promove sua retração.

E você, tem mais alguma dica para a prevenção da retração gengival nos seus pacientes? Conte para a gente nos comentários!

special care_post

Recent Posts

Leave a Comment