Entenda a importância do aparelho ortodôntico para crianças

 In Aparelhos Ortodonticos, Para seus filhos

Mesmo durante a fase dos dentes de leite as crianças podem usar aparelhos ortodônticos. Com a correta avaliação e acompanhamento do ortodontista, o uso do aparelho na infância vai representar não apenas uma melhora na estética bucal, mas um grande ganho de saúde para a chegada dos dentes permanentes — podendo, inclusive, reduzir o tempo de uso de aparelhos fixos, caso eles ainda sejam necessários na adolescência.

Nesse post, vamos falar sobre o aparelho ortodôntico para crianças, a importância de usá-los, qual a melhor idade para iniciar o tratamento, entre outras informações. Confira!

Por que usar aparelho ortodôntico na infância?

Como as crianças ainda estão em pleno desenvolvimento de seus ossos e arcada dentária, o principal objetivo do uso do aparelho ortodôntico na infância não é desentortar os dentes, mas corrigir problemas nos ossos da face que possam comprometer a saúde e o posicionamento dos dentes permanentes.

Quais as indicações do aparelho ortodôntico para crianças?

As principais indicações do aparelho ortodôntico na infância são: atenuar ou corrigir problemas esqueléticos, como a mordida cruzada ou a projeção do maxilar para frente; preservar os espaços necessários para o correto crescimento dos dentes permanentes e, ainda, para corrigir a postura da língua.
Algumas crianças criam o hábito de empurrar os dentes com a língua, o que pode resultar em má oclusão e apinhamento dos dentes. Nos casos mais graves, além do uso do aparelho ortodôntico para a reeducação postural da língua, também será necessário o acompanhamento de um fonoaudiólogo para a realização de exercícios posturais.

Qual a idade correta para colocar o aparelho ortodôntico?

O ortodontista vai avaliar o melhor momento para a colocação do aparelho de acordo com o caso clínico da criança. Por volta dos três anos já é possível perceber desvios ósseos na mandíbula e no maxilar, indicando disfunções como a mordida cruzada ou a projeção para frente, por exemplo.
Como o aparelho exige um cuidado maior com a limpeza, o uso não é indicado para crianças muito pequenas, pois elas não têm paciência para passar diariamente o fio dental e fazer a escovação adequada e mais demorada que o tratamento exige. Em alguns casos, os aparelhos podem ser usados a partir dos cinco anos. Em outros, a indicação pode ser feita a partir dos sete anos, quando a criança já tem maturidade para entender a importância da higienização do aparelho.

Há modelos de aparelhos ortodônticos específicos para crianças?

Os aparelhos ortodônticos infantis se modernizaram muito ao longo dos anos. Hoje eles são mais leves, confortáveis e trazem resultados mais rápidos que os modelos antigos. Além dos fios serem mais duráveis, o que reduz a necessidade de muitas manutenções dolorosas para apertar o aparelho. Dependendo do caso, é possível até mesmo optar por modelos transparentes, feitos de plástico que são mais discretos e podem gerar menor desconforto para a criança em relação ao medo de apelidos na escola.

Atualmente, os aparelhos extra bucais são usados com menos frequência e podem ser indicados para uso apenas em casa, evitando a rejeição da criança ao tratamento.

 

Qual a importância do aparelho ortodôntico para crianças?

Intervir precocemente nos problemas de alinhamento dos dentes das crianças traz a vantagem de aproveitar uma fase em que a mandíbula e o maxilar ainda estão se desenvolvendo. Com isso é possível, em muitos casos, resolver o desalinhamento com o uso do aparelho durante a infância. Após os 13 anos de idade esses ossos já se calcificaram e disfunções mandibulares só poderão ser corrigidas por meio de uma cirurgia — tratamento muito mais invasivo.
Em geral, mesmo com o uso do aparelho na infância mais tratamento, é necessário na adolescência para o total ajuste dos dentes permanentes. No entanto, com a intervenção precoce, a duração desse tratamento será bem menor.

Agora que você já sabe a importância do aparelho ortodôntico para crianças, leia também sobre as fases da troca de dentes infantil e conheça o ciclo natural da substituição dos dentes de leite pelos permanentes.

Recent Posts

Leave a Comment