Entenda a importância do relacionamento com fornecedor em consultórios

 In Para Dentistas

Por algum momento você já reparou no quanto um bom relacionamento facilita a nossa vida e nos traz satisfação? O relacionamento com fornecedor não é diferente disso. Afinal, não é ótimo quando se pode confiar numa parceria que forneça, ao seu consultório odontológico, os melhores produtos do mercado, no mais perfeito estado e com preços atrativos?

Todos esses benefícios são essenciais para o pleno funcionamento de uma clínica odontológica, mas muitos dos problemas que surgem em meio à parceria costumam levar a relação a uma zona de risco, gerando entraves e um consequente desgaste entre as partes.

Como evitar, então, tais conflitos e, assim, garantir que o relacionamento a ser construído com o fornecedor resulte em um case de sucesso? É justamente sobre isso que falaremos a seguir. Tudo pronto para começarmos?

Priorize a qualidade e não os preços

A abordagem convencional entre cliente e fornecedor costuma acontecer por meio da avaliação de preços. No caso, o fornecedor que tiver mais condições de oferecer o melhor preço conquista a preferência — porém, a relação construída é de baixa confiabilidade e o cliente se atenta completamente à inspeção dos produtos.

Não é errado por parte de um consultório valorizar o baixo custo, mas, como para tudo existe uma consequência, o primeiro pensamento a vir em mente quando um serviço deixa a desejar é o famoso “às vezes, o barato sai caro”. Sendo assim, mostre-se exigente antes de fazer sua escolha.

O início de um relacionamento mais duradouro passa diretamente pela priorização da qualidade. Partindo de uma análise voltada para a qualidade, a quantidade de fornecedores será consideravelmente reduzida (eliminando os de qualidade questionável); por outro lado, é certo que o laço de confiança a ser criado marcará o início de um bom relacionamento com seu fornecedor.

Opte por fornecedores que tenham objetivos em comum

Durante a introdução nós mencionamos o termo “parceria”, lembra? Falamos disso porque é quase impossível criar um relacionamento duradouro sem que ambas as partes se encarem como parceiras e não simplesmente uma empresa contratada/contratante.

O seu consultório odontológico deve dar a devida importância aos objetivos do fornecedor e, assim, analisar se estão alinhados. A negociação deve resultar em um acordo vantajoso para ambas as partes, de modo a facilitar as possibilidades de traçar planos e criar estratégias conjuntas.

Pesquise ao máximo sobre as empresas candidatas

A partir do instante em que um consultório assina um contrato com o fornecedor, a imagem de cada empresa estará atrelada uma à outra. Então, já imaginou tamanho grau de importância em estudar ao máximo um fornecedor antes de fechar negócio?

Vamos ainda mais além: imagine que o seu fornecedor costume agir de má fé, ardilosamente, adulterando a validade dos produtos odontológicos?

Casos assim são bastante comuns na indústria alimentícia, e como todo crime está sujeito a ser descoberto, uma situação como essa prejudicaria muito a imagem do seu consultório e implicaria danos ao que há de mais importante: os seus clientes.

Avalie com base em critérios e continuamente

Os critérios que o seu consultório odontológico deve estabelecer serão cruciais para a escolha do melhor fornecedor. E que tipos de critério adotar? Veja alguns exemplos:

  • agilidade e flexibilidade na entrega;
  • qualidade e disponibilidade dos produtos;
  • preços (de acordo com a tabela);
  • experiência do fornecedor no ramo;
  • certificações para ISO 13485 e ISO 9001, por exemplo.

Por mais óbvio que pareça, a avaliação deve ser contínua — ou seja, todos os critérios devem ser aplicados ao longo do tempo. Caso o fornecedor não atenda mais aos seus critérios, significará que chegou a hora de analisar outras empresas. Isso evitará que o relacionamento com fornecedor implique em futuros problemas.

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