Entenda o que é a cárie de mamadeira e como prevenir seu aparecimento

 em Para seus filhos, Público em geral

Poucos pais sabem, mas seus filhos estão sujeitos a ter cárie desde o aparecimento de seu primeiro dente de leite, próximo aos seis meses de idade. A cárie de mamadeira, também conhecida como cárie de amamentação, é um tipo de cárie que acomete a criança nos primeiros anos de vida em decorrência da amamentação e, se não for cuidada, pode ser muito prejudicial à saúde do bebê. Leia mais sobre esse assunto no post de hoje:

Causas mais comuns da cárie de mamadeira

A cárie dental, em geral, surge em decorrência do contato da bactéria, presente no dente, com os resíduos da nossa alimentação. A bactéria, ao ingerir esse substrato, gera compostos ácidos que provocam a desmineralização dos dentes, danificando-os.

A causa mais comum da cárie de mamadeira é decorrente ao contato da bactéria, presente no dente da criança, com os líquidos açucarados da amamentação, como leite e sucos, por exemplo. É muito comum que, durante ou após a mamada, a criança adormeça e, consequentemente, ela aprisione uma quantidade de líquido na boca que se torna um grande meio de cultura para o desenvolvimento de bactérias.

Outra causa comum está relacionada às crianças que fazem uso de medicamento à base de sacarose, sendo que muitos pais não possuem o hábito de higienizar a boca do filho após a aplicação do medicamento, fazendo com que o ambiente se torne um local propício ao desenvolvimento bacteriano.

Como identificar a cárie de mamadeira?

A principal característica que evidencia a presença de cárie na criança é o surgimento de uma faixa branca na região próxima à gengiva, que é resultante de uma descalcificação dentária.

Caso observe alguma mancha semelhante no dente de leite do seu filho, vá imediatamente a um dentista, pois, se tratada precocemente, a cárie pode ser eliminada. Caso não seja tratada, a cárie de mamadeira pode evoluir para uma mancha mais escura que pode danificar a coroa do dente e fraturá-la.

Como prevenir o seu surgimento?

A maneira mais efetiva de prevenção de cáries de amamentação é mudar os hábitos de alimentação do seu filho. Assim, é necessário evitar que a criança durma durante ou após, a amamentação. Dessa forma, não ofereça leite à criança antes de ela dormir ou quando já estiver na cama, pois isso aumenta a chance de ela adormecer enquanto é amamentada.

É importante que os pais criem o hábito de escovar os dentes de seus bebês após cada amamentação ou quando darem a elas medicamentos à base de sacarose. Além disso, os pais devem evitar que a sua boca entrem em contato, direto ou indireto, com o de seus filhos, para prevenir a transmissão de bactérias causadoras de cárie dental.

O que acontece se a cárie não for tratada?

São vários os danos decorrentes da falta de tratamento da cárie de mamadeira. A criança pode apresentar dor, inflamação e deficiência na mastigação. Além disso, caso a criança perca o dente de forma precoce, isso pode prejudicar o desenvolvimento de seus arcos dentários, afetando o encaixe de seus dentes e a função mastigatória.

Você já conhecia esse tipo de cárie? O que achou do artigo de hoje? Aproveite e compartilhe suas experiências com a gente aqui nos comentários!

kids zoo_post

Publicações recentes
Showing 2 comments
  • Luiza
    Responder

    A cárie não é transmissível, pois é biofilme dependente, ou seja a recomendação de não beijar os filhos não procede, no mais texto muito bom.

    • TePe
      Responder

      Luiza acredito que não tenhamos nos expressado bem. Falamos da transmissão de bactérias e não de cárie.
      Abraço

Deixe um comentário