Entenda os prós e contras de atender por convênio odontológico

 In Dia-a-dia, Para Dentistas

O seu consultório não possui convênio odontológico? Descubra quais são os prós e os contras de realizar este tipo de serviço.

Na área de atendimentos, aumenta cada vez mais o número de pessoas que possuem convênio odontológico, com diversos benefícios e uma boa rede de profissionais credenciados. Para tal, as indústrias e as empresas fazem parcerias com as operadoras para oferecer maior qualidade, assistência médica e bucal a seus funcionários.

Atender por convênio odontológico possui seus prós e contras, apesar de atrair mais clientes e elevar a demanda de trabalho nos consultórios. Vamos saber mais sobre o assunto!

Quais são as vantagens de atender por convênio odontológico?

Vamos ver os principais benefícios para os empreendimentos que optam pelo atendimento por convênio odontológico:

Popularização do profissional

Ao oferecer os serviços do consultório por meio do convênio, é possível atingir um número maior de pessoas, das mais variadas classes sociais, que passam a ter acesso a serviços de atendimento bucal e podem buscar o dentista sem medo de não ter como pagar pelos procedimentos, já que possuem o plano odontológico.

Publicidade de graça para o consultório

Um dos maiores benefícios de se atender por convênio odontológico é a publicidade gratuita para o negócio. Nas cartilhas das operadoras, os usuários têm acesso ao seu nome, endereço e principais especialidades.

Para o dono do negócio isso é excelente, pois não há a necessidade de investir pesado em propaganda, pois o cliente vem até você.

Fidelizar clientes

Independentemente da classe social a qual a pessoa pertence, o convênio odontológico é, em muitos casos, a primeira oportunidade que ela tem de fazer tratamentos e procedimentos bucais aos quais nunca teve acesso.

Vale ressaltar que até mesmo pessoas de renda mais alta podem ter o costume de não frequentar o dentista. Seja por falta de costume ou medo de sentar na cadeira do profissional.

Ao se deparar com uma clínica na qual é bem tratado e se sente bem, certamente o cliente se fidelizará, pois se sentirá confortável e bem atendido. Por isso, é importante que os profissionais sejam treinados para atender, da melhor forma possível, todos os usuários, para ganhar a sua confiança.

Quais são as desvantagens de atender por convênio odontológico?

Na vida nem tudo são flores, não é verdade? E ao oferecer serviços por convênio odontológico, isso não é diferente. Veja:

Muitos clientes e menor qualidade

Dependendo da localidade da clínica, ela atrairá muitas pessoas de uma única vez (especialmente nos grandes centros urbanos), o que pode provocar sobrecarga nos profissionais pelo excesso de atendimentos.

Nem sempre o consultório estará preparado para a demanda, apesar de ser melhor contar com mais clientes, o que implica na redução da qualidade dos serviços prestados, gerando o efeito oposto ao desejado: pessoas insatisfeitas que acabam buscando a concorrência.

Valores menores que o cobrado normalmente

Consultórios odontológicos localizados em regiões populares costumam remunerar os credenciados com valores abaixo de outros presentes na mesma região.

Vale a lei da oferta e da procura: se o empreendimento está em um determinado município que possui poucos dentistas credenciados, a situação é contrária: a remuneração fica acima do valor de mercado.

Burocracia

Muitas clínicas se esquecem de que o atendimento por convênio odontológico envolve uma certa burocracia, que pode variar de acordo com cada operadora.

É importante fazer o preenchimento correto das Guias de Tratamento Odontológico (GTO’s), ter atenção com as regras de carência do plano, fazer o envio de imagens e radiografias, entre outros detalhes que compõem essa parceria.

Vale a pena atender por convênio odontológico?

A resposta é: depende. Aqueles que já possuem uma boa cartela de clientes fidelizados e presentes, normalmente, preferem trabalhar por conta própria.

Para quem está começando ou deseja expandir o seu negócio, pode ser uma boa alternativa para ficar mais conhecido no mercado, atrair novos clientes e fidelizá-los por meio de um serviço diferenciado.

Antes de decidir se vai ou não atender por convênio odontológico, é essencial pesquisar a operadora ou seguradora a qual se pretende vincular, para avaliar se ela atende às necessidades do negócio, além de analisar as suas regras de carência, credenciamento e pagamento.

Você gostou do texto de hoje? Aproveite a visita para assinar gratuitamente a nossa newsletter. Assim você receberá as nossas atualizações em primeira mão, diretamente na sua caixa de e-mail!

Recent Posts

Leave a Comment