Entenda os riscos da falta de cuidados com implantes dentários

 In Implantes Dentários, Público em geral

Implantes dentários são ótimas opções para os casos de perda ou falta de dentes, tendo uma taxa de sucesso extremamente alta. O implante dentário é feito através de um processo cirúrgico e, por isso, necessita de cuidados especiais principalmente depois de serem colocados, mas também de forma constante por toda a vida, visando evitar riscos, garantindo o êxito do procedimento e aumentando sua durabilidade.

A perda de dentes normalmente é atribuída a uma higiene bucal deficiente ou negligente e por isso, em casos de implantes, a dedicação deve ser redobrada. Acompanhe o post de hoje e descubra como cuidar bem dos seus implantes dentários!

Quais os requisitos para a colocação de implantes dentários?

A pessoa que pretender colocar um implante dentário deve, em primeiro lugar, ter boca e gengivas saudáveis, saúde bucal em dia, além de ossos apropriados para a sustentação. Também poderá ser necessário que os dentes vizinhos ao implante estejam com a posição correta.

Algumas doenças, como problemas cardiovasculares e diabetes, também devem ser analisados com atenção pelo cirurgião dentista, mas dificilmente serão uma barreira ao processo. O médico analisará o caso de cada paciente para fazer uma indicação correta.

Cuidados a serem tomados após a colocação do implante dentário

Alguns cuidados especiais devem ser tomados tanto no pós-operatório quanto por toda a vida para manter o implante saudável e, assim, deixar seu sorriso sempre perfeito. Confira algumas medidas principais que devem ser tomadas para que a cicatrização ocorra de forma satisfatória e evitar riscos à saúde:

  • Evitar alimentos e bebidas muito duros, quentes ou ácidos nos primeiros dias;
  • Limpar bem e com cuidado os dentes e toda a boca;
  • Evitar cuspir ou assoar o nariz;
  • Ingerir sorvetes e outro alimentos gelados pode ajudar a aliviar a dor;
  • Não beber bebidas alcoólicas e não fumar;
  • Não mastigar na área do implante no período de cicatrização;
  • Dar preferência aos alimentos líquidos ou pastosos nos primeiros dias após o procedimento;
  • Repousar.

Quais os riscos da falta de cuidado com os implantes?

A falta de cuidado com o implante dentário recém-colocado e uma higiene bucal relapsa podem ocasionar problemas como infecções, afrouxamento do implante, complicações nas raízes dos dentes vizinhos, entre outros inconvenientes que podem resultar até mesmo na perda do implante. Tudo depende do sucesso da cicatrização, por isso ela deve ser levada a sério.

Como é um procedimento cirúrgico, o paciente deve consultar o dentista sobre todos os detalhes e sobre a possibilidade da colocação de implantes. Não se esqueça de que, independentemente do problema, qualquer dúvida ou distúrbio bucal deve ser levado ao médico. Jamais comece um tratamento ou tome medicamentos sem consultar um especialista.

 

Saúde bucal é essencial

Após colocar implantes dentários, a higiene bucal não apenas deve ser boa como receber atenção especial. Mesmo que haja algum medo ou receio de sentir dor durante o pós-operatório, é importante não descuidar: uma boa limpeza da boca está diretamente relacionada ao sucesso do procedimento. Se além das dicas acima você quiser conferir mais detalhes sobre uma higiene bucal perfeita, confira nosso post sobre os cuidados após procedimentos cirúrgicos!

Recent Posts

Leave a Comment