Entenda qual a melhor escova para aparelho ortodôntico

 em Aparelhos Ortodonticos

Quem usa aparelho ortodôntico conhece bem os problemas e as dificuldades na hora de fazer a higienização bucal. É preciso ter atenção especial para fazer a escovação e conservar o aparelho limpo e sem fiapos, além do cuidado com os cortes que originam pequenos machucados, o que pede que a escovação seja ainda mais suave e eficiente para quem está no processo de alinhar os dentes.

Porém, o processo de limpeza dos dentes e do aparelho em si pode ficar muito mais fácil e eficiente com um detalhe muito simples: a escolha da escova certa! No post de hoje, você vai aprender como escolher o melhor modelo de escova para quem usa aparelho ortodôntico. Confira:

Tamanhos e modelos

Basicamente, não existe um tamanho de escova ideal para todas as pessoas. Pequena, média ou grande, ela deve deslizar com facilidade pela superfície da boca, sem machucar a gengiva. Porém, é muito importante que as cerdas sejam macias, proporcionando uma escovação suave.

Quem usa aparelho deve buscar escovas ortodônticas cujo design diferenciado se encaixa melhor na superfície do aparelho. Esse modelo especial possui somente duas fileiras de cerdas, que ajudam na limpeza das áreas do dente em que se encaixam os bráquetes, sem prejudicar a escovação das demais áreas.

Para cada aparelho, uma necessidade diferente

Se o aparelho não estiver sendo usado em todos os dentes, pode ser interessante usar dois modelos de escovas para uma higienização mais completa: um ortodôntico para limpar o aparelho e uma normal, com as cerdas retas, para fazer a escovação adequada dos demais dentes.

É importante ressaltar que as borrachas dos aparelhos de contenção precisam ser retiradas antes da escovação, para evitar acidentes. As pessoas que utilizam aparelhos fixos linguais também precisam adquirir escovas pequenas para fazer a higienização da área.

Em todos os casos, deve-se ficar atento ao momento de realizar a troca da escova. Os modelos ortodônticos costumam durar menos que os comuns e devem ser substituídos assim que as cerdas estiverem abertas. Em geral, recomenda-se a troca uma vez por mês.

Escovas especiais para aparelho ortodôntico

Higienizar corretamente cada cantinho dos dentes evita dores, inflamações, cáries e outros problemas. O aparelho pode deixar esse processo um tanto quanto complicado, todavia, algumas escovas especiais podem ajudar e muito nesse processo.

A escova interdental possui cerdas em todas as direções — muito parecida com um pequeno limpador de mamadeiras. Ela é usada para limpar o espaço entre os bráquetes, atrás do fio ortodôntico e nas bandas, próximo à gengiva. Essa escova é indicada para completar o trabalho da escova ortodôntica e não deve ser usada isoladamente.

A escova interdental promove a higiene através de um fio ortodôntico semelhante ao fio dental. Ela é utilizada para áreas extremamente inacessíveis às escovas normais, como as superfícies próximas ao fio metálico.

Cuidados essenciais

Independentemente do modelo de escova utilizado para fazer a higienização ideal da boca, é indicado usar o fio dental pelo menos uma vez ao dia e escovar os dentes com paciência e atenção, realizando movimentos circulares por toda a superfície dental sempre ao final das refeições.

O uso de uma pasta de dentes com flúor também colabora para a saúde bucal, assim como os enxaguantes bucais que, quando usados ao menos uma vez ao dia, colaboram para a proteção dos dentes, além de deixar o hálito mais fresco.

Quem usa aparelho ortodôntico sabe a importância de fazer uma escovação perfeita, por isso, é importante utilizar produtos de qualidade. A TePe possui todos os modelos de escovas que você precisa para garantir um sorriso mais bonito e perfeitamente higienizado.

E você, como faz a higienização de seu aparelho ortodôntico? Deixe um comentário!

interdentais_e-mail

 

Publicações recentes
Comments
  • EDNEI SANTOS DO VALLE
    Responder

    Muito bom os assuntos abordados, compartilharei na minha página do Facebook

Deixe um comentário