Entrevista com a Dra Anna Nilvéus Olofsson sobre dentição infantil.

 In Sem categoria


A Dra. Anna Nilvéus Olofsson é graduada pela Faculdade de Odontologia da Academia Sahlgrenska da  Universidade Gotemburgo em 1992. Desde o ínicio, atuou como pesquisadora na área de periodontia. Em 2001, defendeu sua tese: – “O Sistema de Ativação do Plasminogênio na área de Periodontia”. Concluiu a pós-graduação, em 2004,na área de odontopediatria e hoje participa das linhas de pesquisa e desenvolvimento da TePe no território sueco. Recentemente concedeu um importante depoimento ao site oficial da empresa e que pode ser visto nos vários links mundo afora. O ADORO SORRIR reproduz parte importante desse seu depoimento.

Qual é a coisa mais importante quando se trata dos dentes das crianças?

Primeiramente dormir com os dentes limpos. Segundo: evitar comer entre as refeições e ingerir bebidas doces. Se a criança está com sede à noite e entre as refeições, recomendo que você sirva água.

Como a amamentação ou a mamadeira pode afetar os dentes?

Amamentar ou dar mamadeira a noite aumenta o risco de cárie, se o bebê já tiver dentes. Durante a noite, há menos saliva na boca, o que torna os dentes mais vulneráveis às cáries. Quando a criança já não tem mais necessidade de ser alimentada durante a noite por motivos nutricionais, eu recomendo que seja dada água, se a criança estiver com sede.

Qual é a coisa certa a se fazer se a criança cai e atinge os seus dentes?

Se um dente de leite leva uma pancada e cai, nunca o coloque de volta. Consulte imediatamente o dentista em caso de sangramento abundante, se os dentes caírem, lascarem, ficarem soltos ou forem empurrados para a mandíbula/maxila, ou se você se sente inseguro sobre o que fazer.

Por que algumas crianças são mais propensas a cáries?

O que provoca cáries, está relacionado principalmente às condições de vida, como alimentação e hábitos de escovação. É por isso que é tão importante para estabelecer boas rotinas de escovação e deixar os dentes “descansarem” entre as refeições.

Quando é hora de parar de chupar chupeta ou dedo?

Chupar chupeta ou o dedo afeta a “mordida”, a formação correta da arcada dentária. Como isso pode interferir dependerá de quantas vezes e quanto tempo isso pode durar. Portanto para um correto desenvolvimento da “mordida” eu desaconselho chupar dedo e chupeta a partir dos três anos de idade.

Recent Posts