Era uma vez…

 em Público em geral

Naquela manhã, o garoto João, o nosso personagem, acordou e colocou seu aparelho nos dentes, como faz todos os dias desde que o dentista de aparelhos, o famoso ortodontista, lhe deu um novinho para usar e corrigir a posição da sua “dentucinha”. Afinal de contas, seus pais temiam que o garoto ficasse parecendo aquele jogador de bola de “sorriso torto e pra frente”.

Seu pai e sua mãe sempre se preocuparam em ajudar o garoto nas escovações, incluindo o uso de uma espécie de ?fio dental montado em forquilha?, para deixar o vão dos dentes tão limpo quanto às partes atingidas pela escova.

O fato é que, nem João ou seus pais deram a devida importância às recomendações do ortodontista para limpeza diária do aparelho, especialmente após o sono. Achavam que bastava escovar bem os dentes que aquele lindo aparelhinho com o adesivo do super herói predileto tatuado era “a prova de bactérias”, na visão do garoto graças ao herói e na visão de seus pais graças a dedicada higiene bucal que já praticavam conjuntamente com o garoto…

Tudo mudou, uma semana após o relato. João reclamou ao pai de que não conseguia mais enxergar a capa vermelha de seu herói tatuado no aparelho, pois uma crosta amarronzada cobria a imagem e ele não conseguia tirar com a “unha” ou com a escova que usava em seus dentes. Aliás, graças a preocupação com o retorno da capa do seu herói a visão, ele literalmente entortou as cerdas da sua escova dentária pela força que fez para tirar a crosta de cima dele e daquele aparelho.

Nesse momento, os pais perguntaram:

– ” Mas você não passou naquele líquido desfinfectante que te demos e depois lavou na água e guardou na caixinha?”

Ao que respondeu o garoto:
– ” Sim papai, fiz isso mesmo”…

E seus pais preocupados abriram aquela caixinha úmida e mal cheirosa cheia de líquido desinfectante da semana passada aonde o bem intencionado menino fazia o que achava bastar…Agora entenderam porque a vovó reclamou daquele menino, antes tão limpinho, perguntando ao pai se tinha esquecido de escovar seus dentes, como sugeria seu recente mau odor da boca, que ela percebeu quando lhe deu um abraço.

A história acima é uma ficção, embora tão verdadeira e cheia de exemplos do que uma pequena mudança de hábitos pode trazer a uma criança e seus familiares, especialmente se não houver interesse e compreensão nas dicas do dentista.

Dicas para não ser o Joãozinho dessa “fábula quase real”:

– Independente de ter escovado bem os dentes antes de colocar o aparelho, e de não ter comido nada nesse intervalo, na hora em que terminar de usar qualquer aparelho e tirá-los da boca, essas peças estão sujas e cheias das bactérias que existem além dos limites alcançados pela escova, escove o aparelho e os dentes com a mesma dedicação!

– A escova de dentes da sua boca não deve ser a mesma do seu aparelho para não estragar antes do tempo e prejudicar a qualidade da limpeza da boca e do aparelho, é por isso que cada um deve ter a sua escova ( dentes e aparelhos ).

– Logo que sai da boca, ou antes de ir para a caixinha que o dentista lhe deu para guardar o aparelho, este deve ser escovado.

– A escovação do aparelho pode ser feita com creme dental. Não é necessário guardar em líquido desinfetante, basta coloca-lo limpo na caixinha.

– Pelo menos duas a três vezes na semana, limpe a caixinha com uma gaze embebida em álcool comum e, na sequencia, lave com água corrente para tirar o resíduo desse produto que pode fazer mal as crianças. Outra opção é a de, ao menos uma a duas vezes na semana, escovar o aparelho com água misturada com pastilhas efervescentes para a limpeza de dentaduras que você acha na farmácia. Isso ajuda a prevenir a formação de grandes crostas de tártaro no aparelho, e a mantê-lo mais atraente ao uso.

Essas regras ajudam dentes e aparelhos a durarem mais e terem melhor convívio com as pessoas que usam e estão ao redor. A saúde agradece por este cuidado especial.

Se você usa pontes móveis, dentaduras ou pontes removíveis sobre implantes e não seguiu a regrinha acima, poderá ser um adulto ?Joãozinho?.

É hora de cuidar bem dos dentes e aparelhos… mãos a obra !!

Publicações recentes

Deixe um comentário