Escova de dente manual versus elétrica: qual é a melhor opção?

 In Dia-a-dia, Público em geral

Entenda quais são as principais características entre uma escova manual e uma escova elétrica para a sua saúde bucal.

Quando se trata de higiene bucal, muitos pacientes chegam ao consultório odontológico em dúvida sobre qual é a melhor opção na hora de comprar uma escova de dente. É preciso considerar questões como a facilidade no uso, a eficiência, a durabilidade e, até mesmo, o custo.

O artigo de hoje vai ajudá-lo a escolher a melhor opção para garantir uma boa limpeza dos dentes e da gengiva, mostrando quais são as diferenças entre a escova de dente manual e a elétrica. Confira!

O que considerar ao escolher uma escova de dente?

escovação diária é fundamental para a manutenção da saúde bucal. Mas, para garantir a limpeza adequada dos dentes, gengiva e língua, você deve contar com bons produtos de higiene bucal, a começar pela escova de dente.

De nada adianta, afinal, ter a escova que você viu no comercial com o galã da novela se, ao final da escovação, você sente a superfície dos dentes ainda cheia de resíduos.

Os critérios que orientam essa escolha devem ser mais aprofundados e devem considerar, entre outras questões:

  • a capacidade da escova para alcançar e limpar todos os cantos da boca;
  • o conforto na hora de limpar os dentes;
  • a facilidade de uso;
  • a maciez das cerdas;
  • o tamanho do cabo;
  • e a durabilidade dos materiais.

Muitos pacientes chegam ao consultório odontológico com dúvidas sobre qual é a melhor opção: a escova de dente manual ou a elétrica. Vamos começar a responder a essa pergunta analisando as características da escova elétrica.

Como funciona a escova elétrica?

A escova de dente elétrica possui cerdas mais curtas e uma cabeça circular, de tamanho um pouco menor do que a escova de dente manual. Elas realizam movimentos repetitivos de oscilação e rotação, facilitando a escovação no caso de pessoas que possuem alguma incapacidade motora, permanente ou momentânea.

Muitas pessoas escolhem a escova elétrica por acharem legal não precisar ter tanto trabalho na escovação. Mas, por outro lado, se você usar força excessiva ou se fizer um movimento incorreto (como é comum acontecer quando estamos com sono ou com pressa), é provável que a gengiva seja ferida, o que causará bastante incômodo.

Agora, vamos conferir as características da escova de dente manual. Você verá que, quando comparada à escova elétrica, ela oferece muitas vantagens além da economia na compra.

Quais as características de uma boa escova de dente manual?

Uma boa escova de dente manual tem cerdas macias, que permitem o alcance do sulco gengival e do espaço entre um dente e outro sem agredir o esmalte dentário.

Por terem o tamanho adequado, elas podem ser usadas tanto pelas crianças quanto pelos adultos. Não é difícil encontrar modelos muito bons para toda a família por um preço bastante acessível.

Hoje em dia, ela é feita de um material durável mas, assim que estiver na hora, você poderá trocá-la por uma nova sem sentir um peso no bolso.

A escova de dente manual ainda é a melhor opção para a higiene bucal porque o mais importante é a frequência adequada e a forma correta de usar a escova de dente, o fio dental e o limpador de língua.

Para completar os cuidados diários, é preciso visitar o dentista regularmente, fazer a limpeza profissional e averiguar a existência de problemas como o tártaro, as cáries ou outras disfunções que podem comprometer a beleza e a saúde do seu sorriso.

A Tepe oferece uma linha completa de produtos para higiene bucal. Quer saber mais sobre as vantagens da escova de dente manual? Entre em contato com a nossa empresa!

Recent Posts

Leave a Comment