Escova interdental: para quê serve e quando deve ser usada?

 In Dia-a-dia, Público em geral, Veja como usar

Ainda pouco conhecida, a escova interdental é importante para garantir uma limpeza bucal diária adequada, sobretudo em situações como sangramento gengival ou dificuldades para usar o fio dental, por exemplo.

No artigo de hoje, você entenderá os motivos do uso da escova interdental e conhecerá os benefícios que ela pode trazer para a saúde dental quando usada nas ocasiões certas. Confira!

Entenda a finalidade e as vantagens da escova interdental

Para uma limpeza bucal eficiente, é preciso escovar os dentes adequadamente, usar o fio dental e complementar os cuidados com o uso do limpador de língua e do enxaguante bucal.

Em determinadas situações, como dificuldades com o uso do fio dental ou presença de sangramentos na gengiva, a higiene bucal fica prejudicada.

Para evitar que isso aconteça, o ideal é utilizar a escova interdental. O principal benefício do uso da escova interdental é a prevenção de problemas bucais, tais como a doença periodontal.

Existem diversos modelos de escova interdental disponíveis no mercado. Todos eles são formados por um tufo de cerdas finas e macias preso a um cabo anatômico.

Para escolher o tipo de escova interdental ideal para cada pessoa, é importante procurar a ajuda de um profissional qualificado na área odontológica.

Veja, agora, algumas situações nas quais o uso da escova interdental facilita os cuidados com a higiene bucal.

Dificuldades no uso do fio dental

Seja porque possuem dentes muito próximos ou porque sofrem com inflamações na gengiva que causam dor e sangramento, muitas pessoas passam a ignorar o uso diário do fio dental.

Isso é um grande risco para a saúde bucal, pois a escovação não é suficiente para remover completamente a placa bacteriana e evitar, então, complicações como cáries e mau hálito.

A escova interdental não substitui o uso do fio dental. Ela deve ser usada para complementar a limpeza da região entre os dentes e nos locais em que o alcance da escova de dentes tradicional é prejudicado.

A dor e o sangramento durante o uso do fio dental são comuns, e quando ocorre essa situação, a escova interdental pode ser uma aliada!

Existência de problemas periodontais

A doença periodontal torna a região da gengiva bastante sensível e sujeita a sangramentos.

Isso exige mais cautela e suavidade durante a escovação, o que pode ser proporcionado pelo uso da escova interdental.

A doença periodontal evolui de tal forma que é preciso submeter o paciente a um tratamento cirúrgico. O período pós-operatório é outra situação na qual a escova interdental pode ser usada.

Cuidados depois de uma cirurgia bucal

A limpeza diária da boca é fundamental para que o paciente tenha uma boa recuperação após procedimentos como o implante dentário ou a extração do siso.

Sem a higiene adequada, podem surgir complicações como infecções, tornando o pós-operatório um período mais doloroso e extenso.

Mesmo quem não passou por uma cirurgia bucal pode passar por episódios que causam feridas na boca. Nesses casos, a escova interdental pode ser uma grande ajuda.

Presença de feridas na boca

Escovas de dente de qualidade duvidosa podem provocar ferimentos na boca, assim como acidentes que causam traumas bucais.

A escova interdental pode ser utilizada até que as feridas cicatrizem completamente, garantindo a limpeza diária dos dentes e da gengiva.

As feridas na boca também são comuns no período de adaptação ao aparelho ortodôntico. Trata-se da última situação na qual a escova interdental é bastante indicada.

Uso de aparelho ortodôntico

Quem usa aparelho ortodôntico sabe que deve ter um cuidado ainda maior com a limpeza dos dentes, da gengiva e do próprio aparelho.

Existem outros produtos para o cuidado diário com o aparelho ortodôntico, além da escova interdental

Ainda que a escova interdental seja uma grande aliada da limpeza dos dentes, é sempre bom lembrar: se persistirem sintomas como sangramentos ou dor na gengiva e se houver dúvidas sobre higiene bucal, não hesite em buscar a orientação do seu dentista.

Agora que você já conhece os benefícios da escova interdental, que tal conferir mais dicas especiais sobre saúde bucal? Curta a nossa página no Facebook!

Recent Posts
Showing 2 comments

Leave a Comment