Escova interdental – um recurso para a maioria dos pacientes da odontologia.

 In Profissionais da saúde

Se você ainda tem dúvidas sobre como e quando indicar as escovas interdentais para a rotina de limpeza ds espaços entre os dentes dos seus pacientes ? fica registrado o nosso convite.

Clique aqui e tenha acesso ao estudo publicado sobre esse importante tema para a saúde bucal.

Foto de uma paciente jovem do sexo feminino utilizando a escova interdental de 0,4mm de diâmetro (cabo rosa) da TePe – a mais fina disponível no mercado mundial de oral care)

Resumo:

Avaliação dos efeitos de diferentes protocolos de orientação para o controle mecânico do biofilme dentário.

Rodrigo Guerreiro Bueno de Moraes – Mestre em Diagnóstico Bucal pela Universidade Paulista ? São Paulo/Brasil e Docente dos cursos de especialização em periodontia da ABENO/NAP Odonto ? São Paulo/Brasil e da EAP ? APCD Pinheiros.

Paola Fernanda Leal Corraza – Mestranda em Odontologia pela São Leopoldo Mandic e docente do curso de graduação em odontologia.

Celso Emílio Tormena Júnior – Disciplina de periodontia – da UNICASTELO ? São Paulo/Brasil e da EAP ? APCD Pinheiros.

Luis Rodolfo May Santos – Especialista em Periodontia pela ABENO/NAP Odonto ? São Paulo/Brasil e docente do curso de atualização em periodontia da EAP ? APCD Pinheiros/ Brasil.

Resumo:

Com o objetivo de avaliar o significado da conscientização dos pacientes para o controle mecânico do biofilme dentário, foram investigados os efeitos da motivação e da adequação dos recursos de higiene bucal às necessidades de dois grupos de pacientes portadores de doença periodontal.

As comparações, entre e dentro dos grupos, consideraram o perfil de controle do biofilme dentário, mensurado através do Índice de Placa de O?Leary. Os resultados mostraram uma melhora significativa na capacidade de controle do biofilme dentário, pela incorporação das escovas interdentais à rotina diária de higiene bucal de todos os investigados.

A realização desse estudo contou com o apoio da FNL Comercio de Suprimentos Ltda, representante exclusiva dos produtos de higiene bucal suecos TePe que cedeu as escovas e os recursos usados na investigação.

Prof. Rodrigo Guerreiro Bueno de Moraes
Cirurgião-Dentista | Mestre em Odontologia pela Universidade Paulista | Membro da Sociedade Brasileira de Periodontia e da American Academy of Periodontology

Recent Posts