Escovar os dentes pode ser divertido!

 em Para seus filhos, Público em geral

A higiene bucal é extremamente importante para garantir tanto a saúde dos dentes quanto a beleza do sorriso. É por isso que devemos ensinar às crianças, desde cedo, a capricharem na escovação. E a melhor forma de conseguir tal feito é transformando a hora da escovação em um momento especial. Para ajudá-lo nessa deliciosa missão, listamos algumas estratégias e dicas de produtos lúdicos que tornarão o hábito da escovação dentária mais prazeroso e divertido. Confira:

Use escovas divertidas

Se você quer que seu filho se divirta ao escovar os dentes, compre escovas infantis, que sejam coloridas e possuam desenhos temáticos, como animaizinhos ou outros temas. Usando esse tipo de escova você pode aproveitar para contar historinhas sobre a princesa que tinha um sorriso lindo ou o tigre que não gostava de escovar os dentes, por exemplo. A hora da escovação vai, com certeza, ser mais animada e divertida!

Crianças de até quatro anos de idade podem usar as escovas macias, com cerdas no mesmo nível e com filamentos arredondados de poliéster. É interessante que a escova ofereça boa empenhadura, para que a criança consiga realizar os movimentos com maior firmeza, garantindo uma escovação sem traumas.

A partir dos quatro anos de idade, as escovas já não precisam mais ter cerdas super macias, mas a boa empenhadura continua sendo de extrema importância, e, nessa fase, deve ser aliada a um formato de cabeça de escova afilado e pescoço alongado, para melhor alcance dos dentes posteriores. As cerdas também devem ser no mesmo nível e com filamentos arredondados de poliéster.

Aposte em cremes dentais infantis

Para tornar o momento da escovação ainda mais legal, aposte em cremes dentais infantis — coloridos, com um sabor mais suave e que venham em embalagens temáticas com personagens que povoem o imaginário dos pimpolhos. Vale destacar que, nesse caso, você não deve observar apenas a aparência e o sabor do produto, mas também a qualidade da marca e a formulação do creme dental. Escolha produtos com proteção clinicamente comprovada contra as cáries e que sejam específicos para crianças.

Use livros educativos

Outra boa estratégia para transformar a escovação dos dentes em uma hora bem agradável é ler livrinhos com — e para — as crianças. Escolha temas que agucem a curiosidade das crianças para os hábitos de higiene, incentivando-as a adotar tais hábitos, de forma divertida e interessante para elas. Há muitos títulos — e inclusive livros em materiais laváveis — que valem a pena e que os próprios dentistas recomendam. Peça sugestões! E para deixar a contação de histórias ainda mais lúdica, use elementos como pelúcias, brinquedos de borracha, acessórios, escovas gigantes ou desenhos. Aproveite para soltar sua imaginação!

Coloque nossas dicas em prática e observe que as crianças não vão mais relutar em escovar os dentes. Muito pelo contrário, vão aguardar ansiosas pela hora da escovação!

E então, você tem mais alguma dica para sugerir? Como é a hora da escovação com os seus pequenos? Comente aqui e compartilhe suas dúvidas e experiências! Participe da conversa!

kids zoo_post

Publicações recentes

Deixe um comentário