Essa é para os dentistas de plantão, apaixonados por tratamentos bem conduzidos.

 em Profissionais da saúde

1º) Isolamento absoluto do dente primeiro molar com comprometimento dos canais e indicação de tratamento endodontico.

2º) Abertura do dente e acesso preliminar aos três canais mais visíveis

3º) Conclusão da abertura e instrumentação dos canais, note a localização do último canal presente (4º. Canal).

4º) Conclusão da obturação dos canais, note a qualidade do selamento dos 4 canais aferidos e tratados.

5º) Radiografia Final do caso tratado e apto para a seqüência das restaurações finais.

Essa é para os dentistas de plantão, apaixonados por tratamentos bem conduzidos. Relato de um caso clínico em que o 1º. molar superior apresentado foi tratado com o apoio do microscópio de uso clínico ( que confere magnificação,ou melhora do padrão da imagem, além da boa iluminação), permitindo maior visualização do espaço interno do dente e melhor acesso a todos os seus canais.

Esse dente apresentava 4 canais, porém a localização do 4º. Canal era de difícil visualização inicial e, só foi possível, através da qualidade dessa visualização oferecida pelo microscópio e do desgaste da estrutura do dente, até os canais, com pontas de ultrassom.

Sem esses recursos, mesmo que o dentista tenha embasamento técnico, fica difícil atingir o nível de previsibilidade garantido pelo apoio dessa ferramenta que está se tornando indispensável aos endodontistas para o tratamento de canal.

Essa é mais uma prova de que a microscopia operatória permite aos endodontistas atingir canais que poderiam ?escapar a obturação?, em terapias sem o apoio desse recurso.

Agradecimentos especiais ao Dr. Marco Aurélio Furtado, profissional da endodontia, que colaborou com a apresentação desse caso, pelo blog ADORO SORRIR. Este grande colega está enriquecendo os conhecimentos dos clínicos de todas as partes do país, através dos cursos que ministra sobre o tema da microscopia operatória.

Para saber mais visite: www.marcoendomicroscopia.com.br

Publicações recentes