Essa é uma notícia boa demais!!!

 em Público em geral

O Brasil tornou-se “tetracampeão mundial em felicidade”. Essa descoberta é fruto de uma nova pesquisa feita pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), em parceria com a consultoria Gallup.

Foram entrevistados cerca de 200 mil pessoas, em 158 países. A pesquisa,praticada em 2011, buscou compreender a expectativa de felicidade das pessoas, nos próximos cinco anos e no presente. O Brasil venceu nos dois quesitos.

Depois do Brasil, no quesito “países felizes” apareceram o Panamá, a Costa Rica, a Colômbia, o Qatar, a Suíça e a Dinamarca.

Segundo Marcelo Neri, economista da FGV, o termômetro da satisfação das pessoas com as suas vidas é um instrumento útil para formulação de políticas públicas.

Entre os brasileiros, a pesquisa constatou também alguns dados de relevância social e de renda.

Notaram que as mulheres são mais felizes que os homens, o que Neri atribui ao maior nível de educação conquistado pelas mulheres nos últimos anos.

De acordo com Neri, a educação traz felicidade porque se traduz em renda e, consequentemente, em uma vida melhor.

Outra constatação da pesquisa é a de que as mulheres solteiras são mais felizes que as casadas, no mundo inteiro, mas o índice cai à medida que a mulher envelhece.

As que têm filhos menores de 15 anos também são mais felizes do que as que não têm filhos.

Como indica o texto, baseado em publicação da Folha de São Paulo,08/03/12, apesar dos problemas, o Brasil vive da essência de um povo que sempre encontra motivos para sorrir.

Um importante segredo, que não pode ser esquecido, é o de cuidar dos dentes, para sairmos bonitos nas fotos e nas futuras pesquisas, incluindo as que tratam da saúde….

Publicações recentes