Estudo comprova: escovas com muitas cerdas não fazem diferença no controle do biofilme dental

 In Dia-a-dia, Para Dentistas, Profissionais da saúde, Público em geral

Escovas dentárias convencionais ou com muitas cerdas têm o mesmo efeito na remoção de resíduos e remoção de placas bacterianas. Saiba mais.

Segundo estudo recente publicado na revista internacional ImplantoNewPerio, as escovas de dente convencionais e com muitas cerdas (multifilamentadas) são igualmente eficazes no controle do biofilme dental, na região dentogengival, a qual proporciona o suporte da gengiva.

Biofilme e doenças bucais

As bactérias presentes no biofilme dental, também conhecido como placa bacteriana, geralmente estão em equilíbrio com o organismo, o que garante a manutenção da saúde do indivíduo. Contudo, mesmo em pessoas com gengivas sadias, existem células propensas a reações inflamatórias.

Os problemas de saúde bucal começam a aparecer quando existe o acúmulo de placa bacteriana, o que faz com que o biofilme não fique mais compatível com o organismo. Assim, podem surgir alterações como: sangramentos na gengiva (espontâneo ou no momento da escovação), inchaço, vermelhidão e até mudança de textura. Tais sintomas caracterizam a gengivite, que é a inflamação da gengiva.

Controle do biofilme

O biofilme dental é a causa primária do aparecimento de cáries e doenças periodontais. Portanto, evitar e controlar a formação da placa bacteriana são as ações mais recomendadas para preservar a saúde do periodonto.

O método preventivo mais eficaz desses problemas é a manutenção da higiene bucal, que deve ser realizada diariamente, com o uso de fio dental, escovação adequada e a utilização de enxaguante bucal apropriado.

A profilaxia, limpeza dentária profunda realizada pelo cirurgião-dentista, também é indicada e deve ser feita com a frequência sugerida pelo profissional. Além disso, o paciente deve seguir as orientações de uso de escova e creme dental que lhe forem fornecidas durante a consulta.

A higienização caseira com escova e creme dental é o método mais eficiente para evitar complicações na região da boca. O uso correto desses instrumentos é capaz de remover de forma mecânica os resíduos, bem como polir os dentes.

A remoção e controle do biofilme bacteriano acontece com o atrito mecânico realizado pelas cerdas das escovas dentárias. Existem vários modelos de escovas disponíveis no mercado, as quais procuram atender necessidades específicas de cada pessoa.

Cita-se como exemplos: as escovas interdentais, recomendadas para limpeza de áreas de difícil acesso, como entre os dentes; os modelos unitufos, compostos por um único tufo de cerdas, também indicados para higienizar áreas dentárias de difícil acesso; e as escovas multifilamentadas, constituídas por uma quantidade de cerdas maior do que as convencionais.

A qualidade das cerdas é um fator muito importante a ser levado em conta no momento de escolher a escova de dente. Há cerdas para diferentes tipos de limpeza e, de modo geral, elas são divididas em regular, macia ou extra macia. As macias são as indicadas para a maioria das pessoas e o poliéster é o material que mais garante maciez e durabilidade à escova.

Escovas convencionais x escovas multifilamentadas

O estudo realizado por pesquisadores da Faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas-SP, buscou comparar o efeito de escovas dentais convencionais e multifilamentadas na formação do biofilme dental bacteriano na área dentogengival.

O método foi aplicado em 16 pessoas com o periodonto saudável, através de delineamento prospectivo, cruzado, cego e randomizado. Os voluntários foram divididos em subgrupos de escovas com e sem multifilamentos e, após período de testes, observou-se que não existe diferença entre as escovas para os parâmetros analisados.

A escolha de instrumentos para realizar a higienização bucal diária requer o mínimo de conhecimento dos produtos que estão à venda, bem como para que serve cada um.  Quais tipos de escovas e cremes dentais você utiliza e por quê? Compartilhe conosco nos comentários.

Fonte: Revista ImplantNewsPerio – v2n5

Recent Posts

Leave a Comment