Extração dos sisos: 6 perguntas respondidas sobre o assunto

 Em Público em geral

Precisa arrancar os dentes sisos e está cheio de questionamentos? Neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas sobre extração dos sisos!

Por nascer normalmente após os 18 anos, o siso é conhecido popularmente como dente do juízo.

O crescimento tardio do terceiro molar pode ser um problema em bocas que não tem o espaço disponível na gengiva, podendo nascer deitado, torto ou empurrar o dente ao lado.

É percebido rapidamente quando o dente siso precisa de maiores cuidados, dada a quantidade de sintomas envolvidos em sua erupção.

É recomendado a realização de um exame de raio x para análise do dentista a fim de avaliar os riscos de uma possível parestesia e também as condições do dente.

Nascendo mal posicionado, é normal a necessidade de extração dos sisos. Confira abaixo os sintomas mais comuns nos pacientes:

  • Dor na região próxima ao siso;
  • Dores de cabeça;
  • Gengivite;
  • Cáries frequentes;
  • Apinhamento dos dentes;
  • Acúmulo de biofilme dental;
  • Acúmulo de bactérias;
  • Inflamações;
  • Cistos na gengiva;
  • Mau hálito;
  • Inchaço.

O médico responsável pela extração dos sisos é o cirurgião dentista buco-maxilo facial.

A cirurgia do siso é feita rapidamente no próprio consultório do dentista e com anestesia local. Costuma durar no todo de 30 minutos até 1 hora em casos mais delicados. O siso incluso pode demorar um pouco mais para ser retirado, pois necessita de um corte na gengiva.

6 dúvidas frequentes sobre extração dos sisos

Pode lavar o cabelo depois de extrair os sisos?

Nada impede de fato a higiene do cabelo após a extração dos sisos, porém, é recomendado o cuidado com movimentos bruscos. O esforço físico de ficar em pé movimentando os braços por muitos minutos pode ser um problema para quem está debilitado e com dores.

Pode fumar quando tira o siso?

O ato de fumar após a extração dos sisos pode retardar a cicatrização dos pontos. Além do mais, o calor produzido pelo cigarro pode causar sangramentos na região ainda sensível. Pacientes fumantes devem aguardar não só a retirada dos pontos, mas também a cicatrização total do local.

Pode beber depois de tirar o siso?

A ingestão de bebidas alcoólicas deve ser evitada durante o período de recuperação após a extração dos sisos por dois motivos: o primeiro é que os remédios receitados após a cirurgia não podem se misturar com álcool; e o segundo é por conta da pressão arterial, bebidas com álcool podem causar hemorragias e complicações ao caso.

Quantos dias de atestado para extração de dente siso?

Depende do caso! O atestado dado pelo dentista pode variar de acordo com a quantidade de dentes extraídos de uma só vez, quantidade de pontos na boca e claro, disponibilidade do paciente ficar de repouso. O atestado mínimo é de 1 dia e o máximo é de 5 dias.

Como dormir após extração do siso?

A extração dos sisos pode causar dores frequentes na região da boca, cabeça e pescoço, o que pode incomodar na hora de dormir. Para aliviar deve ser usado um analgésico. Em todos os casos é melhor evitar dormir fazendo pressão na região sensível.

Como cuidar no pós cirúrgico do siso?

Durante a recuperação é necessário cuidar da higiene da boca para evitar inflamações, mau hálito e bactérias na mucosa. A escovação deve ser realizada com uma escova ultra macia como a Special Care da TePe, que limpa sem ferir.

Para ter um sorriso sempre lindo e brilhante, use os produtos da TePe! Estamos disponíveis nas melhores farmácias do Brasil e do mundo!

Para encontrar uma farmácia perto de você, clique no botão e consulte com seu CEP ou endereço:

Banner Loja Perto de Você

Posts Recentes

Deixe um comentário