Festa junina, mas sem ficar com a boca feia…

 In Público em geral

Está chegando o dia do santo casamenteiro – Viva Santo Antônio! Viva o dia dos namorados! Vem aí a sequência das festas juninas repletas de celebrações, danças típicas e guloseimas…

Quem não gosta ou, ao menos, já provou os quebra-queixos, cocadas, pés de moleque, ambrosias, pamonhas, pinhões, vinhos quentes e quentões…

Aproveitar é importante, acompanhar e introduzir os filhos neste “ritual festivo” é muito bom. Isso não excluiu a atenção com alguns detalhes, para evitar que a festa prejudique a dentição e a saúde.

Para os adultos e jovens que utilizam aparelho ortodôntico, por exemplo, é recomendável evitar alimentos duros, como o pé de moleque ou os duros e grudentos como o quebra – queixo. Esses alimentos quebram e grudam nos aparelhos, podendo levar algumas peças a se descolarem do(s) dente(s).

No cardápio junino é quase impossível evitar a ingestão de açúcares. O pior é que “o doce veneno”, quase sempre, está combinado com outro inimigo dos dentes, caso dos refrigerantes, independente de ser o light, diet ou normal.

Essa combinação de açúcar e acidez é um perigo, porque o refrigerante – independente do tipo, é um acidificante da boca e colabora para a perda dos minerais dos dentes.

A melhor saída, nesses casos, é trocar o refrigerante por água, para hidratar a boca e buscar alguma compensação dos efeitos da rápida metabolização do açúcar pelas bactérias alojadas na superfície dos dentes e na boca. Esses “microscópicos seres” são responsáveis pelo mal hálito, cáries e doenças das gengivas – especialmente se bem nutridos e protegidos pela ausência de higiene bucal.

A hidratação da boca com água é uma forma de compensar os efeitos nocivos do açúcar e substituir essa danosa combinação entre doces e refrigerantes para a saúde.

Dicas para celebrar as festas juninas com um sorriso bonito:

1- Se você usa aparelho ou próteses bucais, evite alimentos duros, que possam danificar essas estruturas;

2- Usufrua, mas modere no consumo dos doces típicos desta época;

3- Beba água. Isso ajuda a diminuir o índice de açúcar na boca;

4- Aproveite a festa, mas não deixe de escovar os dentes com cremes dentais fluoretados e usar a escova interdental e/ou o fio dental após a divertida experiência. Se o seu dentista recomendou, não se esqueça de complementar a higiene com um bochecho prescrito.

Dente escuro “só tem graça? na maquiagem da fantasia dos que vão dançar a quadrilha…

No mais aproveita e…

“pula a fogueira iá, iá…
pula fogueira iô, iô…”

Recent Posts