Fumar narguilé faz mal a saúde?

 In Público em geral

Fumar é prejudicial à saúde, independente do recurso associado.

Em entrevista a jornalista Marilia Gabriela, a oncologista e imunologista, do Hospital Sirio Libanês, Nise Yamaguchi afirmou que as longas rodas de amigos que compartilham do hábito de fumar com esse “apetrecho das mil e uma noites”, devem ficar atentos.

Estima-se que uma hora de tragos através do Narguile, correspondam ao consumo de um maço inteiro de cigarros comuns, incluíndo os efeitos maléficos para a saúde desse hábito nocivo.

Ainda, segundo pesquisa da Universidade de Brasília. Coordenada pelo pneumologista CARLOS ALBERTO VIEGAS, fumar no narguilé equivale a fumar 100 cigarros, a pesquisa mostra que a quantidade de fumaça e substâncias tóxicas inaladas nos dois casos é a mesma.

Narguilé, também chamado cachimbo d?água, tem concentrações de nicotina em torno de 4% enquanto o cigarro tem em média 2% da substância. Um cigarro é consumido em oito minutos. São 12 baforadas contra 200 quando se fuma no narguilé.O pesquisador da UNB alerta:

– água do narguilé não filtra substâncias, ela esfria;

– fumar no narguilé é ficar viciado porque há altas concentrações de nicotina;

– o ato de compartilhar a mangueira com outras pessoas pode transmitir doenças como gripe, herpes, hepatite e tuberculose;

– trocar a água por vodca ou whisky é ficar bêbado enquanto se fuma.

O médico Anthony Wong, diretor do Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas também chama a atenção para outros riscos do narguilé:

– o tabaco está sendo trocado por maconha ou até crack no narguilé ;

– inalar o tabaco queimado é muito perigoso para o corpo porque afeta coração, cérebro e pulmões;

– o tabaco contém mais de quatro mil substâncias nocivas à saudade, sendo quatrocentas cancerígenas;

– fumar no narguilé é mais perigoso que fumar cigarro: o cigarro tem filtro para segurar o alcatrão e outros gases que possam entrar no corpo. Ao fumar o cigarro,portanto, uma boa parte da fumaça vai para a atmosfera e não é inalada. Na melhor das hipóteses, apenas 60% do cigarro é efetivamente fumado. Os outros 40% ficam na atmosfera e no filtro. No narguilé, praticamente 100% da fumaça é inalada porque chega fria à boca;

– mesmo quem não engole a fumaça, lembre-se: ela bate na língua, onde há papilas que levam essas substâncias tóxicas para o organismo;

– pais que permitem o uso de narguilé estão introduzindo os filhos à prática do cigarro; se nesse tabaco forem misturadas outras drogas, altamente viciantes como maconha e crack, esse pai terá o sofrimento de ver o filho viciado por toda a vida.

Fonte: blogs.jovempan.uol.com.br

Recent Posts