Garanta um sorriso saudável com a reabilitação oral

 In Implantes Dentários, Público em geral

Acidentes e problemas de formação na arcada dentária podem levar um paciente a procurar tratamentos de reabilitação oral. Mas você sabe o que é e a importância desse cuidado com um profissional qualificado? Pois é, muita gente ainda desconhece o assunto e pode acabar deixando passar vários problemas que deveriam ser tratados com urgência. Quer entender mais? Continue lendo!

O que é a reabilitação oral?

Reabilitação oral é o trabalho feito pelo cirurgião dentista  com o objetivo de restaurar a saúde bucal do paciente,  tanto de função mastigatória quanto estética. O primeiro passo para o procedimento é marcar uma consulta com um dentista para uma avaliação e diagnóstico por meio de exames como radiografia e moldagem. Depois disso, se encontrados problemas, será feito um plano de tratamento, em que o dentista avaliará o que será feito durante o tratamento.

Por que acontecem esses problemas?

As causas para o chamado colapso bucal são várias. Se o paciente apresenta muito tempo sem os cuidados bucais devidos, pode ocorrer a perda da estrutura dental, por exemplo. Além disso, a perda de um ou vários dentes em acidentes ou por outros motivos pode causar a mudança das posições dentárias.

Problemas na mastigação também podem ser corrigidos com a reabilitação. As causas mais comuns da mastigação errada são a pressa na hora de comer, estresse, mordida cruzada, fraqueza dos músculos responsáveis pela mastigação, entre outros.

Quais trabalhos podem ser feitos?

O trabalho de reabilitação oral é feito de forma completa. Os tipos de tratamentos mais comuns são:

Tratamento de infecções

Nossa boca pode ser afetada por algumas infecções ou outros males decorrentes de doenças sistêmicas, como o diabetes. Por isso, é importante observar qualquer mudança significativa na região bucal, como aftas e feridas, elas podem ser os primeiros sinais de uma doença séria.

Além disso, o dentista deve identificar qualquer tipo de infecção antes de fazer algum procedimento odontológico e fazer perguntas para descobrir os antecedentes do paciente.

Próteses e implantes

As próteses servem para reabilitar o paciente que, por algum motivo, perdeu um ou mais dentes. Podem ser tanto removíveis quanto fixas. O tratamento com próteses e implantes tem o objetivo de recuperar as funções tanto fonéticas, estéticas e mastigatórias do paciente.

Para determinar o tipo de prótese, é preciso uma avaliação de cada caso, com os exames que já citamos acima. O importante é saber que um dente perdido deve ser substituído para que não haja problemas com o desempenho das funções dentárias.

Além disso, somente com uma avaliação o dentista conseguirá determinar qual o melhor tipo de prótese para o seu caso. A prótese fixa é a que substitui os dentes perdidos apoiando-se nas raízes dos outros dentes. Já a removível pode ser de maneira parcial ou total, a famosa dentadura.

Correção da mordida

Outro importante tratamento na reabilitação oral é a correção da mordida, também chamado de mordida cruzada. Geralmente, a correção é feita por meio do uso do disjuntor palatino, popularmente chamado de “aparelho de céu da boca”.

O importante é saber que, independente de qual seja seu problema, procurar um dentista é fundamental para o chegar a um diagnóstico e alcançar um sorriso saudável da maneira certa. Conseguiu entender mais sobre a reabilitação oral? Você já passou por algum dos tratamento que citamos? Como foi a experiência? Conte pra gente!

special care_post

Recent Posts
Showing 2 comments
  • Vilma Matheus
    Responder

    Tenho Síndrome de Sjögren e preciso de um estomatologista próximo a meu bairro. Os sintomas agravaram-se: Sangramento de gengivas, mobilidade de dentes, feridas na língua e mucosa. Cuido muito de meus dentes e boca, mas a falta de um especialista torna mais difícil controlar os problemas bucais.
    Descobri a Escova TEPE pesquisando a melhor escova dental para mim. Estou muito satisfeita, a higiene oral é torna mais eficaz os cuidados.
    Peço uma indicação de estomatologista na zona sul do Rio de Janeiro, Até hoje ortodontista e odontologista clínico acompanham meu caso. Obviamente, que essas consultas deixam a desejar. Por isso peço a equipe dos produtos TEPE uma indicação de especialista. Confio na marca TEPE e peço ajuda.
    Grata

    • TePe
      Responder

      Olá Vilma,
      Vamos lhe enviar um e-mail com alguns nomes pra a Sra. escolher. Vale ressaltar que são profissionais que conhecemos de forma comercial,visitando os mesmos em consultórios, e não devido a tratamento realizado. Boa sorte !

Leave a Comment