Gosto amargo na boca? 13 sinais que precisam da sua atenção!

 em Boca seca

Você já sentiu um gosto amargo na boca algumas vezes? Alguém mais íntimo já te disse que você estava com mau hálito? Bom, se isso está acontecendo com certa frequência está na hora de parar e ver o que está causando o problema.

Pode ser que a questão se resolva usando enxaguante bucal e melhorando a higiene da boca e dos dentes. Também pode ser que isso não solucione o desconforto e que o distúrbio seja um que você nem imagina.

São vários os fatores que podem provocar o gosto amargo na boca e é sobre eles que vamos falar no artigo de hoje. Confira!

Principais causas do gosto amargo na boca

Causas locais

Como dissemos acima, esse sintoma pode ser consequência de problemas na própria boca. Você pode, por exemplo, estar produzindo menos saliva que o normal (boca seca), pode ter lesões na língua ou na boca, infecções virais ou micoses, ou ter contraído uma gengivite.

O uso de enxaguante bucal que contenha clorexidina ou sulfato de sódio também é um fator a ser analisado. Veja outras causas locais para o amargo da boca:

Causas em outras áreas de corpo

Também é comum que o gosto ruim na boca que você sente seja um problema oriundo de outras partes do corpo, que estão normalmente ligadas ao sistema digestivo. Um bom exemplo é o refluxo gastroesofágico. Você se sente cheio o dia todo, como se a digestão não fosse completa e então o gosto amargo aparece? Fique de olho nesses sintomas!

Outras causas possíveis:

  • Alteração hormonal na gestação;
  • Doenças de fundo hepático;
  • Ansiedade e depressão;
  • Uso de certos medicamentos como antibióticos, antialérgicos, antiparasitários e anticonvulsivantes;
  • Deficiência de vitamina B e de outras vitaminas;
  • Infecções bacterianas respiratórias;
  • Hipotireoidismo;
  • Transtornos alimentares como a bulimia e anorexia;
  • Uso contínuo de álcool;
  • Diabetes descontrolada (os pacientes do tipo 1 podem ter mau hálito pela falta de insulina).

Soluções para esse problema

Existem várias coisas que você pode fazer para melhorar e eliminar o gosto amargo na boca. Antes de tomar qualquer tipo de medida, é essencial que você procure um médico. Inicialmente, você deve ir até o clínico geral que te encaminhará para outro profissional de saúde dependendo do caso.

Tenha uma boa higiene bucal

Saber a maneira correta de escovar os dentes, a língua e a gengiva, além de usar enxaguante e fio dental, são medidas importantes para evitar o gosto ruim e também o mau hálito. Dentre elas, o fio dental é indispensável! O ideal é usá-lo todos os dias na última escovação do dia para remover os restos de comida entre os dentes.

Mudança de hábitos alimentares

Pode ser que o mau gosto na boca seja provocado pelo tipo de alimento que você consome. Pratos com ingredientes ácidos como molho de tomate (ou com muita pimenta) e produtos enlatados não são saudáveis e podem ajudar a desenvolver problemas gástricos.

Beba muita água

Beber a quantidade ideal de água por dia faz bem para todas as funções orgânicas e é melhor ainda para amenizar problemas como refluxo. A água consegue reduzir a acidez das substâncias encontradas no estômago e alivia bastante os sintomas do gosto amargo na boca.

Gostou dessas dicas? Então você também vai gostar de saber sobre as doenças causadas pela má escovação. Não deixe de ler!

Publicações recentes
Showing 16 comments
  • MESSIAS
    Responder

    VALEU. OBRIGADO.

  • nayra
    Responder

    Olá estou sentindo um gosto amargo na boca… como se fosse, não sei explicar o gosto, e minha respiração nasal também esta estranha, parece que minha garganta gela quando respiro. Estou tendo este sintomas a mais ou menos uns 4 dias…. Acho que estou começando a me preocupar…. hoje por exemplo estou até com o estômago ruim…

  • Lidia Neves
    Responder

    Boa noite! Me chamo Lidia, estou com 6 dias com uma gripe forte, porém, estou com três dias que não sinteo meu olfato e paladar. Estou muito preocupada e ansiosa, é uma sensação horrível e assustadora. O que pode ser, é passageiro esse estágio? o que devo fazer? É motivo para que fique preocupada? Ou é apenas o reflexo de uma gripe forte? Por favor aguardo resposta. Quero alguma solução. Obrigado desde já.

    • TePe
      Responder

      Olá, Lidia. O seu caso pode ter relação com a gripe, ou não. Se persistirem os sintomas procure um médico para que seja analisado o seu caso e recomendado
      o procedimento correto para sua situação.

  • Ângela maria
    Responder

    Bom dia, faz um mês que eu deixei de fumar e nesse intervalo minha boca estar amarga isso nunca aconteceu será que foi pq eu deixei de fumar?

    • TePe
      Responder

      Olá, Ângela Maria. O sintoma de boca amarga pode estar relacionado, ou não, à sua ação de parar de fumar. Somente um médico poderá analisar o seu caso, especificamente, e recomendar o procedimento correto para sua situação.

  • Matuzalem
    Responder

    Olá, estou tomando um medicamento para verminose , isso causa gosto amargo?

    • TePe
      Responder

      Olá, Matuzalem. Pode estar relacionado ou não. O seu caso é específico e há a necessidade de uma análise mais precisa. Somente um médico ou um dentista poderão analisar o seu caso e recomendar o procedimento adequado para sua situação.

  • vanessa
    Responder

    Estou sentindo um gosto muito amargo na minha boca.o q poderia ser?

    • TePe
      Responder

      As causas de gosto amargo na boca variam de pessoa para pessoa. Somente um médico poderá analisar melhor o seu caso e recomendar o procedimento adequado para sua situação.

  • Verônica Palhares
    Responder

    Boa tarde! faz sete dias que tô com um amargo na garganta, uma sensação salgada na boca e minha linguá como se eu tivesse tomado algo muito quente e queimei a linguá, e muito irritante e incomoda de mais. Porem eu olho e não vejo nem um ferimento.

    • TePe
      Responder

      Olá, Verônica Palhares. O seu caso é específico e pode estar relacionado a diversas causas. Somente um médico ou dentista poderá analisar melhor o seu caso e recomendar o procedimento adequado para a sua situação.

  • francisca
    Responder

    sinto minha boca amarga e sençassão de lingua aspera e labios como se tivesse cortados tomo antidepressivo e estou na menor pausa pode ser esses os mótivos..?

    • TePe
      Responder

      Olá, Francisa. Os motivos de se ter boca amarga podem variar de pessoa para pessoa. O recomendado é que se vá ao médico para que possa ser analisado o seu caso em específico e recomendado o tratamento ideal para a sua situação.

  • dionita a nascimento
    Responder

    infelizmente ja fui a vários clinicos e gastros e eles dizem não saber ja tirei vesículas e problema continua ja nem sei o que fazer

    • TePe
      Responder

      Olá, Dionita. Como mencionado em nosso artigo, o melhor a se fazer é manter um acompanhamento médico. Beber muita água e ter uma alimentação saudável são recomendações para este tipo de sintoma.

Deixe um comentário