Higiene Bucal que vale uma vida!

 In Profissionais da saúde

Esse procedimento parece recomendável para ambientes de alto risco à infecção do trato respiratório – caso dos leitos hospitalares e das UTIs. A associação de escovas desse perfil e de agentes químicos de uso local para o controle microbiano da boca dos pacientes hospitalizados, pode fazer a diferença na qualidade de atendimento prestado por um determinado hospital e na promoção de saúde desses pacientes.

Propagandas, programas de TV, rádios, todos estes grandes meio de comunicação falam e fazem campanhas sobre a importância da higiene oral e a visita regularmente ao cirurgião-dentista. Atitudes aplausíveis pois assim informações básicas conseguem atingir um grande número de pessoas, muitas das vezes conscientizando-as. Mas o que me parece muito vago são as informações das consequências de uma má higiene oral.

Cárie, mau hálito, gengivite, doença periodontal são as enfermidades mais citadas pelas inúmeras campanhas que já vi até hoje referente há algum produto utilizado para a higiene bucal, como se um péssimo hábito de não higienizar a boca provocasse doenças restritas somente a cavidade bucal.

A má higienização oral pode acarretar problemas em todos organismo e levar a morte. Para tornar mais fidedigno esta informação irei citar alguns artigos encontrados na literatura e livros que relacionem doenças bucais e problemas sistêmicos.

Estudos realizados pelo The New England Journal of Medicine afirmam que quase cinquenta por cento das causas de choque séptico tem seu sitio de infeção nos pulmões. Muitos devem estar se perguntando o que desse dado se relaciona com a higiene oral, mais especificamente com a área da Odontologia? Posso responder que tem tudo a ver.

Diversos artigos científicos e de revisão de literatura publicados pelo Jornal Brasileiro de Pneumologia, afirmam que bactérias da microflora oral podem entrar no trato respiratório chegar até aos pulmões e provocar infecções, e em casos mais graves esse quadro pode evoluir para choque séptico. O choque séptico é uma inflamação generalizada provocada por uma infecção associada a uma hipotensão arterial.

Resumindo é um estado em que o paciente apresenta uma queda brusca da pressão arterial dificultando assim que o sangue chegue em todos os tecidos, levando então a falência múltiplas dos órgãos, ou seja, o paciente em MUITAS das vezes chega a óbito.

Um fio dental, uma escova de dente e um creme dental podem literalmente salvar a sua vida.

Texto de autoria de Mônica Souza – Fonte: http://www.observadoria.com
URL do Artigo: http://www.observadoria.com/higiene-oral-x-saude/

Prof. Rodrigo Guerreiro Bueno de Moraes
Cirurgião-Dentista | Mestre em Odontologia pela Universidade Paulista | Membro da Sociedade Brasileira de Periodontia e da American Academy of Periodontolog

Recent Posts