Higiene da boca: 7 erros de escovação que você precisa evitar

 In Dia-a-dia, Público em geral

Escovar os dentes parece para muitos uma tarefa banal. Basta colocar a pasta de dente na escova, movimentar as cerdas para cima e para baixo, enxaguar a boca e pronto, certo? Errado! Nessa simples sequência de eventos é possível cometer diversos erros que prejudicam a saúde da sua boca e dos seus dentes.

Quer descobrir 7 erros da escovação que você precisa evitar para ter uma boa higiene da boca? Confira aqui!

1 – Usar escovas com cerdas duras ou colocar muita força

A ideia de que movimentos mais agressivos ou com materiais mais duros realizam uma limpeza dental melhor e deixam os dentes mais brancos está errada. O ideal ao fazer a higiene da boca é sempre utilizar escovas de dentes ultramacias ou macias, com um grande número de cerdas para não perder em eficiência, mas evitar o desgaste do esmalte e a lesão das gengivas, que pode provocar retração gengival e perda de dentes.

2 – Demorar muito tempo escovando os dentes

Mais uma vez, a intenção é boa, mas os resultados podem ser desastrosos. O ideal é realizar movimentos vibratórios e circulares sobre as superfícies do dente por cerca de cinco segundos e já passar para o próximo. O processo todo não deve demorar mais do que cinco minutos. Qualquer coisa além disso contribui para o desgaste dos dentes.

3 – Não trocar a escova de dentes a cada três meses

À medida que as cerdas vão sendo usadas, elas perdem a capacidade de limpeza e fazem com que a pessoa aplique ainda mais força sobre a escova para tentar compensar. Assim, a recomendação é que as escovas sejam trocadas sempre que as cerdas se desalinhem, o que acontece mais ou menos a cada três meses.

4 – Exagerar na pasta de dentes

O que limpa os dentes é a mecânica da escovação e não a pasta de dentes. A principal função do creme dental é a aplicação de flúor sobre os dentes, protegendo-o das cáries. Assim, basta uma pequena quantidade, algo próximo do tamanho de uma ervilha, para cumprir a missão.

5 – Escovar os dentes imediatamente após as refeições

Calma, escovar os dentes após as refeições é necessário, o erro é realizar isso imediatamente após as refeições. Como demora cerca de 30 minutos para a saliva neutralizar o pH ácido dos alimentos ingeridos, se a escovação é feita nesse período, esse processo é prejudicado e a acidez dos alimentos vai destruindo a estrutura dos dentes.

6 – Usar o fio dental após a escovação

O fio dental ajuda a retirar os restos de alimentos dos espaços interdentais, que são muito apertadinhos para as cerdas da escova entrarem. Quando se passa o fio, parte desses restos são transferidos para a superfície dos dentes, devendo ser retirados com a escovação em seguida.

7 – Confiar demais nos enxaguantes bucais

Os enxaguantes bucais são ótimos para complementar a escovação, mas não podem substituí-la em nenhum momento! Além disso, o ideal é conferir com o dentista qual o tipo mais indicado para o seu caso e qual a forma de usar o produto para obter os melhores resultados.

Gostou das nossas dicas sobre como fazer a higiene da boca de forma adequada? Conte pra gente quais desses erros de escovação você já cometeu aqui nos comentários!

Recent Posts

Leave a Comment