Higiene da língua: você está fazendo isso errado!

 In Mau Hálito / Halitose

limpeza da língua é essencial para evitar doenças como endocardite bacteriana, pneumonia, gengivite, periodontite e até mesmo problemas cardíacos.

Grande parte da população tem consciência da importância da higiene bucal para a sua saúde. No entanto, o que muitos não sabem é que a limpeza da língua também é importante na hora da escovação. Assim como os dentes, ela acumula restos de alimentos e células descamadas, podendo atrair bactérias que causam o mau hálito.

Um indício de que sua higiene bucal não está sendo realizada adequadamente é o aparecimento do biofilme lingual (conhecido como saburra), uma “massa” que pode ter coloração branca ou amarelada.

Fazer a higiene bucal completa é simples, mas a maioria das pessoas não conhece a maneira correta de fazê-la. Acompanhe o artigo de hoje e saiba mais detalhes sobre o tema!

Como fazer a limpeza da língua?

Algumas pessoas acham que utilizando apenas a escova de dente para realizar a higiene da língua, estão realizando uma limpeza completa. Entretanto, as cerdas da escova não são feitas para esse procedimento. Por isso, em vez de ajudar, elas podem ferir o local.

Para fazer a limpeza de modo adequado, é importante utilizar um limpador de língua, que é um acessório desenvolvido para essa finalidade, pois tem um formato adequado para essa função, conseguindo alcançar uma área maior do que as escovas comuns. Algumas delas até possuem um limpador “acoplado”, mas não tão eficiente quanto o específico.

Esse acessório tem a capacidade de alcançar toda a extensão da língua e contém pequenas cerdas que realizam a limpeza com eficiência, eliminando a saburra e possíveis resquícios alimentares.

Alguns tipos de limpadores são mais anatômicos, como o modelo da TePe, que possui três superfícies de raspagem que, além de retirar a sujeira, tem um formato que evita a ânsia de vômito, comum ao se fazer a higiene da língua.

O que causa a saburra?

Além da causa mais comum de todas, que é a higiene inadequada, a saburra lingual pode ser causada por outros fatores, como a descamação excessiva do tecido epitelial (que faz parte da mucosa da boca) e pela diminuição da produção de saliva, comum em pessoas com estresse, as que bebem pouca água ou tomam medicamentos que provocam a boca seca.

A saúde oral também é um parâmetro para o estado do organismo em geral. Isso se deve ao fato de que os problemas bucais podem ser um reflexo de outras doenças.

No caso da saburra, pode ser um indício de icterícia, escarlatina ou uma deficiência de vitamina B. Sendo assim, é primordial sempre analisar a sua boca, verificar se há um acúmulo de massa branca ou amarelada na língua e fazer a sua limpeza adequadamente.

Quais são as consequências da falta de higiene lingual?

Os sulcos e protuberâncias naturais da língua são um verdadeiro paraíso para as bactérias, resultando em inúmeros problemas orais e de saúde, além daqueles provocados pela saburra. Vamos conhecer alguns deles:

Problemas no coração

Em casos mais graves de má higiene oral, são formadas placas bacterianas que, ao cair na corrente sanguínea, podem, com o passar do tempo, comprometer o fluxo natural do sangue, levando o indivíduo a desenvolver problemas cardíacos.

Partos prematuros

As mulheres grávidas devem ter cuidado redobrado com a saúde bucal. O acúmulo de microrganismos ativa as células de defesa, que se deslocam para combater o problema.

Nesse processo, são liberadas substâncias no organismo que podem desregular os hormônios e prejudicar a gravidez, levando à ocorrência de partos prematuros.

Pneumonia por aspiração

A pneumonia, já citada anteriormente, tem diversas causas. O que muitas pessoas não sabem é que as bactérias da boca, quando aspiradas por um indivíduo com baixa imunidade, podem provocar a doença.

Em situações normais, elas tentam entrar no pulmão, mas o corpo se defende fechando o canal para evitar a sua passagem ou induzindo a tosse/espirro, para expulsá-las.

Se você está com a imunidade baixa por algum motivo ou já possui problemas respiratórios, o mais indicado é reforçar a limpeza bucal e dormir na posição semi-inclinada, quase vertical, evitando a aspiração das bactérias.

Gengivite e periodontite

A gengivite é provocada por uma série de microrganismos. Quando a pessoa não faz a limpeza da boca e da língua adequadamente, ela pode se desenvolver, destruindo progressivamente a ligação entre o dente, a gengiva e o tecido ósseo. No início, ela não apresenta nenhum tipo de incômodo.

Com o passar do tempo e sem o tratamento adequado, ela pode evoluir para a periodontite, danificando os ligamentos que sustentam os dentes, levando, assim, a sua perda precocemente.

Halitose (Mau Hálito)

Se existe algo que incomoda qualquer pessoa é o mau hálito. Ele é prejudicial nas relações pessoais e até mesmo na vida profissional. É algo desconfortável para quem sente o cheiro e, principalmente, para quem tem o problema.

Os micro-organismos que ficam na língua, ao se decompor, geram um odor desagradável. Se a higiene é deficiente ou feita incorretamente, a placa fica mais densa e o mau hálito se intensifica.

Faça a limpeza bucal completa para evitar a halitose e suas desagradáveis consequências. Contudo, se o problema persistir, é necessário procurar um profissional, para identificar a real origem do problema, que pode até mesmo ser estomacal.

As pessoas que não têm o hábito de ir ao consultório odontológico são as mais propensas a desenvolver consequências de problemas bucais, mas tendem a atribuí-los a outros fatores.

Faça periodicamente a sua consulta com o dentista, para identificar problemas simples e tratá-los antes que problemas mais sérios, como os citados acima, se desenvolvam.

Como utilizar o limpador de língua?

É preciso utilizar o produto adequado, assim como realizar a raspagem da forma correta. Para isso, é importante começar o procedimento de trás para frente, trazendo toda a saburra até a ponta da língua. Com movimentos suaves, repita o procedimento até que toda a sujeira seja retirada.

Para concluir a higienização da boca, faça a escovação dos dentes e utilize o fio dental. A limpeza da língua deve ser realizada diariamente, para evitar a formação da saburra e, consequentemente, do mau hálito e de outras doenças já citadas, mantendo a sua saúde bucal e de toda sua família sempre em dia.

Se você gostou deste post sobre a limpeza da língua, então siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as atualizações: estamos no FacebookTwitterInstagramLinkedInSlideShareGoogle + e no YouTube!

raspador_post

Recent Posts

Leave a Comment