Higiene da língua: você está fazendo isso errado!

 em Mau Hálito / Halitose

Que a higiene bucal é muito importante para a nossa saúde, a maioria das pessoas já sabe. No entanto, é preciso entender que, para realizar a limpeza da boca de modo adequado, é necessário fazer a higiene da língua também. Esse é um passo indispensável na hora da escovação, porque a língua é capaz de acumular restos alimentícios e células descamadas, podendo atrair bactérias que causam o mau hálito.

A higiene da língua também é importante para evitar doenças como endocardite bacteriana, parada cardíaca, pneumonia, acidente vascular e cerebral, entre outras. Um indício de que sua higiene bucal não está sendo realizada adequadamente é o aparecimento de biofilme lingual (saburra), uma “massa” que pode ter coloração branca ou amarelada e que fica localizada na extensão da língua.

A limpeza da língua é simples, mas a maioria das pessoas não conhece a maneira correta de fazê-la. Acompanhe o artigo de hoje e saiba mais sobre esse assunto!

Outras causas da saburra lingual

Além da causa mais comum de todas, que é a higiene da língua realizada de modo inadequado, a saburra lingual também pode ser causada por muitos fatores como a descamação excessiva do tecido epitelial (que faz parte da mucosa da boca) e pela diminuição da produção de saliva.

Além disso, a saúde da boca também pode ser um indicador para a saúde do restante do seu corpo. Isso se deve ao fato de que problemas com a saúde bucal podem indicar doenças mais graves. No caso da saburra, pode ser um indício de doenças como icterícia, escarlatina e uma deficiência grave de vitamina B. Sendo assim, é primordial sempre analisar a sua boca, verificar se há um acúmulo de saburra e realizar a limpeza.

Como realizar a higiene da língua adequadamente

Algumas pessoas acham que utilizando as escovas de dente para realizar a higiene da língua, estão realizando uma limpeza completa. No entanto, as cerdas da escova não são feitas para esse procedimento, sendo assim, elas podem acabar ferindo a língua. Para tirar toda a saburra de modo adequado, é importante utilizar um limpador de língua, pois ele tem um formato adequado para essa função, conseguindo alcançar áreas que a escova não alcança. Vale lembrar que algumas escovas possuem um limpador de língua “acoplado”, no entanto, ele pode não ser tão eficiente quanto o limpador.

O limpador é capaz de alcançar a extensão da língua e contém algumas pequenas cerdas que realizam a raspagem, retirando a saburra. Alguns modelos de limpadores tem formatos diferenciados, como olimpador da TePe, que possui três superfícies de raspagem que, além de retirar a saburra, tem um formato que evita o efeito de vômito.

Como utilizar o limpador de língua

Além de utilizar o produto adequado, para realizar uma boa higiene da língua será preciso realizar o processo de raspagem da maneira correta. Para isso, é importante começar de trás para frente da língua, trazendo todo a saburra que está próxima a orofaringe até a ponta da língua. Com movimentos suaves, será preciso repetir a raspagem até que toda a saburra seja retirada.

Por fim, basta concluir a higienização da boca, com a escovação dos dentes e utilização do fio dental. Esse procedimento deve ser realizado diariamente, para evitar a formações da saburra e, consequentemente, o mau hálito e as outras doenças já citadas, mantendo a sua saúde bucal.

Você já conhecia todos os males causados pela higiene inadequada da língua? Compartilhe conosco as suas experiências!

raspador_post

Publicações recentes

Deixe um comentário