Higiene oral: 6 coisas que você está esquecendo

 In Público em geral

Sorriso bonito, hálito puro e dentes saudáveis são resultados de uma boa higiene oral. No entanto, infelizmente, há muitas pessoas que pensam que sua higiene bucal está em dia quando, na verdade, por falta de tempo ou conhecimento, acabam se esquecendo de cuidados e procedimentos essenciais e prejudicando sua saúde oral. Para descobrir se você faz parte desse grupo e garantir que não está deixando nada passar batido na sua higiene bucal, não deixe de conferir nosso post!

Bochechar antes de escovar os dentes

Após as principais refeições do dia ou até mesmo depois de comer uma fruta, um lanche ou um doce, o ideal é que você escove os dentes até meia hora depois da ingestão do alimento. Todos sabemos que é preciso bochechar após a escovação para remover o dentifrício, mas para otimizar a limpeza, um bochecho com água também deve ser feito antes de começar a escovar os dentes. Assim, você diminui a acidez bucal e a higienização oral é facilitada.

Usar fio dental

O uso adequado do fio dental não só retira a placa bacteriana dos dentes, como ainda facilita a remoção de alimentos acumulados em lugares nos quais a escova não consegue chegar. O fio dental, portanto, é crucial para uma limpeza mais completa entre os dentes e a gengiva, ajudando a afastar o risco de problemas como gengivite e cárie. Não se esqueça de que existem produtos especiais para pessoas que têm dificuldades em usar o fio dental, de modo que não há desculpa para pular esse procedimento!

Fazer a escovação entre os dentes

A escova interdental não substitui o uso do fio dental, mas os dois se complementam. Afinal, esse tipo de escova acessa regiões onde mesmo o fio dental não chega. O manuseio é muito simples e a escova interdental é eficiente na retirada de alimentos e bactérias que se instalam entre os dentes. Vale destacar que existe no mercado uma enorme variedade de escovas interdentais, com tamanhos e modelos diferentes. Há opções específicas, inclusive, para quem usa aparelhos ortodônticos e implantes.

Trocar a escova com frequência

De acordo com especialistas, as escovas devem ser trocadas a cada três meses ou quando as cerdas apresentarem muito desgaste. Essa medida serve para garantir a eficiência e higiene do acessório, já que, quando não é substituído na frequência certa, ele se torna um prato cheio para a cultura de fungos, germes e bactérias.

Limpar a língua

Você limpa sua língua? Não? Pois deveria! Escovar a língua é um passo importante da higiene oral e um procedimento essencial para combater o mau hálito. A saburra lingual, popularmente chamada de língua branca, é uma das principais causas da halitose, e a falta de higiene na língua pode causar um acúmulo de bactérias na boca. Para limpar a língua, use a própria escova ou limpadores específicos.

Usar enxaguante bucal

Os enxaguantes bucais são produtos multifuncionais que ajudam a eliminar as bactérias causadoras da gengivite, prevenir o surgimento de cáries e, especialmente, combater o mau hálito. Use o enxaguante pelo menos uma vez por dia, de preferência à noite, antes de dormir.

Você tem sido negligente na sua higiene oral? Saiba que ainda dá tempo de reverter esse quadro. Cuide melhor da sua boca e dos seus dentes antes que alguma doença bucal surja para ameaçar o seu sorriso.

Continue de olho no nosso blog para mais dicas que vão otimizar a sua saúde oral e não deixe de comentar caso tenha ficado com alguma dúvida!

Recent Posts

Leave a Comment