Higiene Pessoal – Um conceito básico para não ser esquecido

 In Público em geral

A higiene pessoal é fundamental na saúde do ser humano. Ela representa um conjunto de meios e atitudes para manter as condições favoráveis a saúde.

Os hábitos de higiene diários incluem não só a lavagem corporal, mas também o tipo de alimentação, o vestuário e o calçado. A postura no dia-a-dia, as horas de sono diárias e a prática de exercícios também fazem parte da higiene pessoal.

Os cuidados com os recursos de higiene pessoal também fazem parte desses meios e atitudes relacionadas com essa prática. A higiene de escovas, talheres, lentes corretivas e vestuário é tão fundamental quanto a sua utilização.

A lavagem corporal tem como finalidade limpar a pele, cabelos, unhas, boca e dentes, eliminando poeiras, secreções, microorganismos e odores indesejados. Com isso auxilia a prevenção de doenças. Calçados e vestuário protegem o organismo contra as variações de temperatura, radiações solares e outros fatores agressivos existentes no ambiente.

Os relatos de história da higiene do corpo não tem seu início na Idade Média, porém a descrição técnica sobre a utilização de utensílios domésticos e pessoais datam do Século XIII, quando uma grande tigela servia para lavar as mãos à mesa, uma vez que ainda não existiam os talheres.

Contam as referências mais antigas que a prática da higienização das mãos, antes de ser considerada como prática higiênica era demonstração de decência e civilidade.

Os primeiros tratados de saúde da Idade Média indicam, entre os critérios de limpeza corporal, a lavagem das mãos, da boca e do corpo. A limpeza das mãos era vista como um sinal de polidez e de amizade. Diante de tanta clareza sobre a importância da higiene pessoal, o que não dizer sobre o valor da higiene bucal na atualidade…

Recent Posts