fbpx

Hiperplasia gengival, o que é e suas principais causas

 Em Dia-a-dia, Gengiva, Público em geral

O crescimento excessivo na gengiva é conhecido como hiperplasia gengival e pode ir de um pequeno crescimento quase imperceptível, até o aumento que cobre parte ou todo o dente.

Causando principalmente dores e sangramentos, o crescimento da gengiva interfere também na fala, na mastigação além de muitas vezes causar baixa auto estima e vergonha de sorrir.

Principais causas da hiperplasia gengival

Placa bacteriana

Causada pela má higiene dos dentes e das mucosas bucais, a placa bacteriana pode danificar os dentes causando cáries e outras doenças orais. A placa bacteriana se não removida pode gerar o tártaro e até a halitose.

Trauma

A escovação traumática pode gerar a hiperplasia gengival. Escovas com cerdas duras, cabeça grande e cabos com má empunhadura são os grandes vilões neste caso.

Uso de medicamentos

Medicamentos receitados para pessoas que sofrem com convulsões, bloqueadores dos canais de cálcio e imunossupressores podem causar como reação o crescimento das células da gengiva.

Tratamento

Sendo o tratamento mais adequado para cuidar da saúde bucal, a cirurgia plástica das gengivas reduz o excesso de tecido de forma rápida e efetiva. A recuperação neste caso costuma ser rápida e o procedimento não deixa nenhuma cicatriz ou marca aparente.

A função real da plástica é diminuir em tamanho a gengiva e moldar seu contorno para deixar a boca além de funcional, bonita.

O tratamento também deve ser preventivo, a grande maioria dos casos de hiperplasia gengival são causados pela falta de higiene bucal diária feita da forma correta. Os cuidados diários são simples e devem ser realizados em 2 etapas:

  • Escovação

O hábito da escovação deve ser realizado no mínimo 3 vezes por dia, ou após cada refeição. Para uma limpeza que não cause traumas ou problemas gengivais, as cerdas da sua escova devem ser macias como as cerdas da escova Supreme. Com boa empunhadura e cabeça pequena, as escovas TePe são perfeitas para prevenir ou cuidar de bocas com hiperplasia gengival.

  • Limpeza interdental

Após a escovação deve sempre ser realizada a limpeza interdental, com o Mini Flosser da TePe essa função fica cada vez mais fácil. Com haste resistente e se encaixando entre os dentes com a mordida, o hábito de limpar entre os dentes fica mais prático e eficiente.

Para complementar e limpar todos os lados do dente, as escovinhas interdentais da TePe são as mais recomendadas, a interdental 0.4mm de cor rosa tem a espessura de um fio dental e retira todos o biofilme dental, prevenindo a placa bacteriana.

Lembre se é muito importante realizar acompanhamento médico preventivo pelo menos uma vez por ano. Pacientes que sofrem com a condição da hiperplasia gengival devem procurar o quanto antes o periodontista para dar início aos tratamentos e evitar que sua saúde bucal piore.

Para ter um sorriso sempre lindo e brilhante, use os produtos da TePe! Estamos disponíveis nas melhores farmácias do Brasil e do mundo!

Para encontrar um revendedor perto de você, clique no botão e consulte com seu CEP ou endereço:

Posts Recentes

Deixe um comentário