Implante dentário sem cortes? Entenda como funciona!

 In Implantes Dentários

Muitas pessoas fogem de tratamentos dentários por medo da dor. Por causa disso, o investimento em tecnologia na área é quase sempre com o objetivo de trazer novas técnicas que reduzirão o sofrimento dos pacientes durante o tratamento, que deve ser o menos traumático possível.

O método tradicional de implante dentário é realizado com o paciente anestesiado, para que ele não sinta dor durante o processo, pois nesse tipo de implante é feita a abertura dos tecidos gengivais para que o tecido ósseo seja exposto para a realização da fresagem. O procedimento é seguro, mas requer suturas e os tecidos bucais demoram um tempo para cicatrizar completamente.

A cirurgia guiada, também chamada de implante dentário sem cortes, é uma técnica que possibilita o implante com muito mais conforto e rapidez. Conheça mais sobre esse procedimento e saiba quais são suas principais vantagens no post de hoje!

Como funciona o implante dentário sem cortes

O primeiro passo é fazer uma tomografia computadorizada tridimensional de toda a arcada dentária do paciente. Após isso, o profissional poderá fazer uma guia cirúrgica com a imagem obtida através do exame e um programa de computador, com um software específico. O cirurgião-dentista planejará o implante dentário de forma virtual, podendo escolher a posição e a inclinação ideal, além dos locais que serão perfurados, sem precisar fazer isso diretamente na gengiva do paciente.

Com o resultado obtido, é confeccionada a guia cirúrgica, que direcionará durante a cirurgia o local exato para instalar o implante. Com a guia cirúrgica posicionada na boca do paciente, o cirurgião terá orifícios apontando onde precisará ser feita a fresagem, ou seja, a única parte que precisará ser removida da gengiva é o ponto onde o implante será instalado.

Vantagens

Sem a necessidade de cortes na gengiva e, consequentemente, sangramento e suturas, o tempo da cirurgia é bastante reduzido, bem como o pós operatório é muito mais confortável e seguro para os pacientes, com menos inchaço, menos dor e com uma cicatrização muito mais rápida. Até mesmo a quantidade de anestesia necessária é menor. O procedimento cirúrgico é menos invasivo e a probabilidade de erros é reduzida, pois o implante dentário é detalhadamente planejado previamente. Além disso, com o planejamento feito, é possível confeccionar a prótese antes e instalar no mesmo dia.

Desvantagens

O custo é mais elevado do que o implante feito através da técnica tradicional e pode acontecer erros na tomografia computadorizada ou na confecção do guia cirúrgico. Apesar disso, esse método apresenta muito mais vantagens do que desvantagens.

Vale lembrar que o implante dentário pode ser feito por qualquer pessoa que tenha perdido um dente, não apenas idosos que fazem uso de dentaduras, como já falamos em outro post sobre o assunto. É importante também prestar atenção quanto à manutenção específica para quem já fez implante e os cuidados necessários, como higienização adequada, não fumar, não roer unhas, entre outros.

Restou alguma dúvida sobre a técnica de cirurgia guiada? Qual sua opinião sobre o implante dentário sem cortes? Compartilhe conosco em nosso espaço para comentários!

Recent Posts
Showing 2 comments
  • Marilidia
    Responder

    Solicito endereços de dentistas em São Bernardo, que fazem esse procedimento.
    obrigada!

    • TePe
      Responder

      Olá Marilidia! Nós não temos como lhe ajudar. A TePe é uma empresa que vende produtos de higiene bucal como, escovas de dentes, escovas interdentais, limpadores de língua dentre outros produtos.
      Para mais informações acesse o nosso site: http://tepe.com.br/

Leave a Comment