Kit de higiene bucal para bebês: 7 itens que não podem faltar

 In Dia-a-dia, Para seus filhos

Você sabia que os bebês já nascem com os dentes? Cuidar da saúde bucal desde o nascimento é fundamental para os pequenos. Saiba a melhor forma de fazer.

Embora os primeiros dentinhos só apareçam por volta dos seis meses, todos os dentes de leite estão no interior da gengiva e os brotos dos dentes permanentes estão formados.

É imprescindível, portanto, cuidar da saúde bucal do bebê desde os primeiros meses de vida. Além disso, o hábito da limpeza oral desde cedo, torna bem mais tranquila a tarefa de escovar os dentes quando a criança for maior, pois, ela já estará familiarizada com essa rotina.

No post de hoje, trazemos uma lista com 7 itens que compõem o kit de higiene bucal para bebês. Vamos explicar cada um deles e quando eles devem ser usados, de acordo com a faixa etária da criança.

Boa leitura!

1. Gaze ou fraldinha de pano

A gaze ou a fraldinha de pano são usadas para a limpeza bucal do bebê dos primeiros dias de vida até o nascimento dos primeiros dentinhos. Elas deixam de ser usadas quando nascem os dentes molares, que ficam mais ao fundo da boca e têm mais fissuras, exigindo o uso obrigatório da escova de dente.

Para limpar a boca do bebê com gaze ou fraldinha, é preciso enrolá-las no seu dedo indicador — limpe as mãos com álcool gel 70% antes de higienizar a boca do bebê — e molhá-las com água morna e filtrada. Em seguida, passe delicadamente nas gengivas, bochechas e língua, retirando todo o resíduo de leite. Esses cuidados ajudam a prevenir o sapinho.

Essa limpeza deve ser feita após cada mamada ou ao menos uma vez ao dia, antes dos dentes nascerem e duas vezes, preferencialmente pela manhã e à noite, após o nascimento dos dentes.

2. Dedeira

As dedeiras de silicone substituem a gaze e a fraldinha. A vantagem das dedeiras é que elas ajudam a massagear a gengiva, reduzindo o desconforto do rompimento dos dentes.

Uma desvantagem é que, por serem muito macias, podem dificultar a limpeza da língua. Nesse caso, vale associar o uso da dedeira à gaze, para uma melhor limpeza.

3. Escova de dente

A escova de dente pode ser usada já no primeiro dentinho do bebê e se torna obrigatória quando nascem os dentes molares, mais ao fundo.

Para escolher a escova correta, basta olhar o rótulo, que indica a faixa etária de 0 a 2 anos. Não use uma escova para crianças maiores, pois, a boca do bebê é muito sensível e é preciso que as cerdas sejam macias e o tamanho da escova adequado, para evitar lesões.

4. Solução higienizadora infantil

Você encontra nos supermercados e farmácias, nas sessões dedicadas aos bebês, a solução higienizadora infantil.

Sem flúor e com produtos antibacterianos, ela é usada para molhar a gaze ou a fraldinha em substituição à água morna.

5. Creme dental

A partir do nascimento do primeiro dente é preciso começar a usar um creme dental, seja na gaze, na dedeira ou na escova de dente.

É muito comum encontrar as versões sem flúor, com indicação para crianças de 0 a 3 anos. No entanto, desde 2009, a Associação Brasileira de Odontopediatria recomenda o uso de uma quantidade bem pequena de creme dental com flúor — correspondente a um grão de arroz cru — na escovação diária dos bebês. Essa recomendação foi reforçada pela Associação Americana de Pediatria, em 2015.

6. Mordedor

O mordedor ajuda a aliviar as dores e coceiras do nascimento dos dentes. Além disso, a força que o bebê faz ao mordê-lo ajuda a romper a gengiva, facilitando a saída do dentinho.

É preciso higienizar adequadamente os mordedores, para evitar que eles levem fungos e bactérias para a boca do bebê.

Os modelos com líquido, para serem colocados na geladeira, auxiliam, ainda, na redução do inchaço das gengivas.

7. Visita ao dentista

A primeira visita ao odontopediatra deve acontecer no primeiro ano de vida, logo após o nascimento do primeiro dente. Além de verificar se está tudo bem com a saúde bucal do seu filho, o dentista vai orientá-la sobre a melhor forma de higienizar a boca do seu bebê.

Gostou do nosso artigo sobre o kit de higiene bucal para bebês? Então, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

Recent Posts

Leave a Comment