Connection Information

To perform the requested action, WordPress needs to access your web server. Please enter your FTP credentials to proceed. If you do not remember your credentials, you should contact your web host.

Connection Type

Lei regulamenta uso do Fio Dental em Santos.

 In Público em geral

Palitos desse tipo não servem para a higiene bucal. Para obter saúde faça como a cidade de Santos: Valorize o uso do fio dental e das escovas interdentais nos espaços entre dentes.

Todos os estabelecimentos que vendem alimentos em Santos, no litoral de São Paulo, terão de disponibilizar fio dental para utilização dos clientes. A lei foi sancionada em janeiro e o prazo para os comerciantes se adequarem expirou no dia 21. Agora, o Código de Posturas do Município obriga restaurantes, lanchonetes e similares a terem aparelho dispensador instalado nos respectivos sanitários.

De autoria do vereador Braz Antunes Mattos Neto (PPS), que é cirurgião-dentista, a lei agradou à classe odontológica e a expectativa é de que também seja bem aceita por comerciantes e clientes. O mesmo gasto com os palitos de dentes pode ser usado para o dispensador de fio dental, que é parecido com os equipamentos de papel para secar as mãos. ?Só a pessoa que usa tem contato com o fio, diferentemente do palito, que fica na mesa e todo mundo pode mexer, incluindo os funcionários?, afirma o vereador, destacando a proliferação de bactérias e a gravidade de doenças como a endocardite bacteriana.

A coordenadora do curso de Odontologia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Rosangela Aló Maloza Flores, afirma que os palitos deveriam ser usados apenas para as pessoas pegarem petiscos ? e não na higiene bucal. Ela acredita que a lei diminuirá os problemas periodontais (de gengiva) dos pacientes. O uso do palito muitas vezes prejudica a gengiva. ?É gostoso ir ao banheiro e encontrar o fio dental?, afirmou a dentista e mestre em Ciências da Saúde pela Escola Paulista de Medicina. A fiscalização da nova lei ficará a cargo da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, que conta com 24 técnicos para a tarefa. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Comentário do blogueiro:

Parafraseando o poeta, segue a nossa homenagem ao município de Santos – berço da principal medida de higiene bucal sancionada no Brasil nos últimos anos. Vale à pena assistir!

Prof. Rodrigo Guerreiro Bueno de Moraes
Cirurgião-Dentista | Mestre em Odontologia pela Universidade Paulista | Membro da Sociedade Brasileira de Periodontia e da American Academy of Periodontology.

Fonte: Estadão ? 28/04/09

Recent Posts