Manchas vermelhas no céu da boca? Entenda o que pode causar isso!

 em Público em geral

As indesejáveis manchas vermelhas no céu da boca costumam ser um mistério para leigos, o que atrai recomendações de vizinhos, amigos e parentes. Muitos dão dicas para resolver o problema, mas poucos dão uma solução para o problema.

Está tentado resolver o problema com indicações de conhecidos? Continue lendo e verá que são tantas as causas que o ideal é procurar um especialista!

O que são as manchas vermelhas no céu da boca?

Não existe apenas um tipo de lesão que pode desenvolver as manchas vermelhas no céu da boca que, podem aparecer em toda a boca e/ou ao redor dela. Algumas doem, outras incomodam (ao passar a língua ou comer algo ácido), além de poderem ser sintomas de doenças sérias. Se elas durarem mais de 10 dias ou vierem acompanhadas de dor e/ou febre, procure um dentista, que poderá indicar um médico específico.

Quais são as causas das manchas vermelhas?

São várias as causas para as manchas vermelhas no céu da boca. As mais comuns são:

Sapinho ou candidíase bucal

Neste caso, o crescimento de fungos originam manchas vermelhas no céu da boca — também podem ser brancas —, mais comuns em pessoas diabéticas e com próteses dentárias. A candidíase, geralmente, é tratada antes de colocar a prótese, para prevenir o excesso de fungos na boca.

Sintomas e tratamentos

Manchas vermelhas no céu da boca, dificuldade para engolir e dor de garganta. O tratamento é feito com bochechos e medicamentos por via oral, por uma ou duas semanas.

Aftas

Todos já tivemos aftas, mas poucos a tiveram no céu da boca. Contudo, elas podem aparecer por lá também e ocorrer por ingestão de alimentos específicos, por estresse, por contato com outras substâncias irritantes ou por atrito com aparelhos dentários.

Sintomas e tratamentos

Elas surgem como pequenas bolinhas vermelhas e, ao evoluírem, ficam com a área central branca, principal característica das aftas. Existem medicamentos disponíveis sem a necessidade de prescrição médica ou de dentista.

A maioria cicatriza entre 7 a 10 dias. Se as aftas forem muito frequentes ou demorarem a sarar, consulte o seu dentista. Aftas não são contagiosas.

Coxsackievirus

Trata-se do vírus da doença conhecida popularmente como mão-pé-boca, que causa bolhas e manchas vermelhas no céu da boca, nas mãos e nos pés. A doença é mais comum em crianças menores de 5 anos, mas pode aparecer em todas as idades.

Sintomas e tratamentos

As bolhas do céu da boca, dos pés e das mão costumam ser bastante doloridas. O tratamento com uso de analgésicos visa baixar febre e dor, com enxaguantes bucais específicos com medicação para aliviar o desconforto. Em alguns casos, o dentista irá encaminhá-lo a um médico especialista.

Mononucleose

A doença do beijo (mononucleose infecciosa) é causada pelo vírus Epstein-Barr e a transmissão ocorre pelo ar e por secreções (como a saliva, daí o nome “doença do beijo“). A doença dura entre uma ou duas semanas.

Sintomas e tratamentos

Pequenas manchas vermelhas no céu da boca, febre, faringite, cansaço e aumento do volume dos gânglios são sinais da doença. Os sintomas aparecem, em geral, um mês após o contágio.

O tratamento é feito para aliviar a febre e a dor, com alimentação leve, muita água e repouso. Se necessário, o médico prescreve antibiótico, antiviral ou cortisona.

Estomatite nicotínica

Popularmente conhecida como palato de fumante. Pode provocar desconforto e dor.

Sintomas e tratamentos

O céu da boca de fumantes de cachimbo, charuto e até de cigarro, fica esbranquiçado e com manchas vermelhas inflamadas no céu da boca. O aspecto é granuloso e duro. O tratamento é feito pela suspensão do fumo.

Câncer bucal

Em raros casos, as manchas vermelhas no céu da boca podem ser sinal de câncer de boca. Por isso, é importante verificar com seu dentista os pontos muito doloridos e que não saram com outras medidas. Leia tudo sobre o câncer bucal!

Sintomas e tratamentos

Manchas vermelhas no céu da boca que não saram e causam dificuldade de beber e comer. O tratamento é indicado pelo médico.

Sente que já conhece as causas das manchas vermelhas no céu da boca? Continue se informando lendo: 5 cuidados necessários durante o clareamento dental!

Publicações recentes
Showing 8 comments
  • Neusa
    Responder

    Boa noite.
    Extrai um dente pre molar que estava inflamado na raiz, um dia depois da extracao surgiu uma mancha vermelha no ceu da boca na direccao donde estava o dente extraido, encomoda um pouco.
    Gostaria de saber se pode ser algo grave.

    • TePe
      Responder

      Olá, Neusa. O seu caso é específico e há a necessidade de uma análise mais precisa feita por um médico.

  • Gabriela
    Responder

    olá estou a um tempo com o com o palto região proximo a garganta com duas manchas avermelhas sem sintomas o que pode ser?

    • TePe
      Responder

      Olá, Gabriela. Se os sintomas forem constantes procure um médico para seja melhor analisado o seu caso.

  • Talita
    Responder

    Olá há algum tempo sinto uma bolinha vermelha dolorida ao lado da úvula, e sinto como se algo estivesse preso na garganta. Às vezes melhora um pouco a dorzinha mas depois volta. Gostaria de sua opinião. Obrigada.

    • TePe
      Responder

      Olá, Talita. A causa deste sintoma pode ser diversa. Há a necessidade de uma análise mais precisa do seu caso. Somente um médico poderá analisar e recomendar o procedimento adequado para sua situação.

  • Luana
    Responder

    Boa noite, esse fim de semana tive febre (estou com gripe)…
    No céu da minha boca está como se estivesse queimado… E isso incomoda !
    Nao sei se isso é da febre…
    Gostaria de uma opinião! !!

    • TePe
      Responder

      Olá, Luana. Pode estar relacionado à gripe. Se persistirem os sintomas procure um médico para que possa ser analisado o seu caso.

Deixe um comentário