Marketing de indicação: o que é e como usar no consultório?

 em Para Dentistas

Saiba como o marketing de indicação pode fazer da sua imagem e da imagem do seu consultório referências em qualidade para seus pacientes.

A capacidade técnica é essencial, mas não é tudo que determina o sucesso de um consultório de odontologia. Além de ser um excelente profissional, é preciso saber como levar os pacientes ao consultório. E uma das maneiras mais inteligentes de fazer isso é com o marketing de indicação.

Clientes satisfeitos, colegas da área e empresas podem naturalmente indicar os serviços de um bom dentista para os seus contatos; neste artigo, vamos descobrir como otimizar as chances de ser indicado e aumentar o fluxo de pacientes com isso.

Peça indicações ativamente aos clientes

Não é feio pedir para que os seus clientes indiquem seu consultório para amigos e conhecidos. Afinal, se ele gosta do seu trabalho, é até esperado que ele faça isso passivamente, sem a interferência direta do dentista.

É possível desenvolver uma estratégia com mecanismos para maximizar esse processo. Primeiramente, saiba a hora ideal de pedir indicações novas: sempre imediatamente após um bom atendimento, quando o cliente está claramente satisfeito com a sua experiência no consultório e com as intervenções realizadas pelo dentista.

Um exemplo de ação para esse momento é pedir para que ele entregue cartões da clínica para os amigos; vale a pena ter algum tipo de desconto ou motivador extra nesses cartões, como um brinde.

Crie relações verdadeiras para receber indicações profissionais

Não se feche no seu consultório: crie boas relações com seus colegas de trabalho e, com isso, faça com que eles lhe indiquem pacientes que não podem ou preferem não atender.

Um colega pode indicar para pacientes que tenham filhos um odontopediatra da região. Ou então, ao encontrar um problema de periodontologia, pode sugerir que esse paciente tenha um atendimento melhor com um colega especializado. Por isso, participe de eventos e fortaleça seus contatos com outros dentistas.

Fidelize seus clientes com brindes e um bom atendimento

Para ter alguma chance de ser indicado é fundamental e básico ser um bom profissional e atender as expectativas dos clientes. Além disso, um bom atendimento aumenta as chances de que a experiência do paciente seja satisfatória e memorável, fazendo que o potencial de indicação aumente.

Utilize técnicas do marketing de relacionamento, como distribuir brindes. Um brinde sozinho não é o bastante para um paciente amar o consultório, mas pode coroar todas as demais ações e aumentar a fidelização do seu público.

Faça parcerias com empresas para fortalecer o marketing de indicação

O marketing de indicação não precisa ser só com pessoas físicas. Empresas, pequenas e grandes, podem indicar os serviços de um dentista para os seus colaboradores. Para conseguir isso, o odontologista pode oferecer descontos para tratamentos e criar convênios informais.

A maior parte dos negócios fica satisfeito em poder oferecer um benefício aos seus colaboradores, mesmo aqueles que já tem planos odontológicos.

Tenha uma presença online e interaja com clientes

Tenha uma boa presença online e participe das mesmas redes sociais que os seus pacientes para receber indicações por lá.

Muita gente aparece no Facebook pedindo indicações de serviços para os amigos de bons profissionais; se você ou o seu consultório estiverem representados nessa rede social, seus pacientes podem apenas marcar seu nome nas postagens de amigos, por exemplo.

Agora que você aprendeu como fazer o marketing de indicação para aumentar os pacientes do seu consultório, que tal seguir nosso Facebook, Twitter e Instagram e ficar por dentro dos melhores conteúdos de odontologia e promoção da saúde bucal? Esperamos por você lá!

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