Mascar chiclete pode ser bom para sua saúde bucal

 In Público em geral

Mascar chiclete prejudica os dentes e causa cáries, certo? Nem tanto. Ao contrário do que se ouviu com frequência durante a infância, os chicletes podem ser aliados da saúde bucal, e não vilões.

Entretanto, estamos falando dos chicletes sem açúcar – aqueles que são adoçados com uma substância chamada xilitol, que tem o mesmo efeito de adoçante que o açúcar, mas com a vantagem de proteger os dentes, já que as bactérias que colonizam nossa boca não são capazes de fermentá-la.

Os que têm açúcar na composição permanecem contraindicados, pois podem tirar o cálcio dos dentes e causar cáries. Entenda como mascar chicletes pode ajudá-la a cuidar dos dentes:

Mascar chicletes ajuda na produção de saliva

Uma das grandes vantagens de mascar chicletes é que o movimento da mastigação estimula a produção de saliva – o que ajuda a limpar os dentes e retirar os resíduos de alimentos, além de dificultar que as bactérias naturalmente presentes na boca se fixem nos dentes.

A maior produção de saliva contribui, ainda, para diluir os ácidos produzidos por essas bactérias e que são os responsáveis pelas lesões no esmalte do dente que originam as cáries.

Mascar chicletes reduz a formação de cáries

Um estudo realizado na Europa com crianças da terceira e quinta séries demonstrou que, no período de um ano, os alunos que mascaram um chiclete sem açúcar após cada uma das três principais refeições tiveram redução de 41,7% nas lesões de cárie em comparação com os alunos que não fizeram uso da goma de mascar.

Após dois anos, foi registrado um recuo de 33,1% nas cáries. Todas as crianças, tanto as do grupo que usaram os chicletes quanto as do grupo que não usaram, escovavam os dentes com creme dental comum com flúor.

Mascar chicletes reduz a formação de manchas brancas nos dentes

Nesse mesmo estudo, os pesquisadores também observaram, após um ano, redução de 43,6% de manchas brancas nos dentes dos alunos do grupo usuário da goma de mascar em comparação ao grupo não usuário.  No segundo ano, a redução foi de 38,7%.

O chiclete purifica o hálito

Outra vantagem da goma de mascar sem açúcar é que ela ajuda a purificar o hálito e promove uma limpeza rápida dos dentes, mas não substitui a escovação e o uso do fio dental. Serve mais para uma limpeza de emergência após um lanche.

Cuidados no uso do chiclete sem açúcar

Ainda que o uso do chiclete sem açúcar possa ser muito benéfico para a saúde bucal, alguns cuidados devem ser observados para evitar problemas.

Não se deve mascá-lo em excesso e por tempo prolongado, pois pode causar problemas na mandíbula, como o desgaste dos ossos e dos ligamentos da articulação temporomandibular. Para as pessoas que têm coroas, pontes ou jaquetas, o uso prolongado pode fazer com que essas estruturas se soltem.

O hábito de mascar chiclete está liberado, desde que sejam usadas apenas as versões sem açúcar e sem exageros. A higiene bucal também deve estar em dia, assim como a visita regular ao dentista para avaliação e limpeza.

Ficou com alguma dúvida sobre o uso do chiclete e a relação com a saúde bucal? Deixe nos comentários!

Recent Posts
Showing 3 comments
  • Alexander Teixeira
    Responder

    Gostei!

  • Alexander Teixeira
    Responder

    Muito legal.

    • TePe
      Responder

      Agradecemos pela preferência.

Leave a Comment