Metade dos sulamericanos falham na escovação dentária

 In Público em geral

Metade dos sulamericanos não praticam boa escovação dental. É a conclusão do Prof. Dr. Rui Oppermann (doutor em Odontologia pela Universidade de Oslo, Noruega e professor titular em Periodontia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e membro da Reitoria da respectiva universidade.

De acordo com o seu artigo na Revista Istoé Gente, refletindo o perfil da higiene bucal no continente, chama a atenção o fato de que menos de 20% dos sul americanos usam fio dental, o que aumenta o risco das gengivites, e porque não dizer das cáries, que atingem 80% da população.

Estes resultados datam de um painel de discussões científicas, entre grandes nomes da periodontia da América do Sul, que se reuniram durante o ano de 2005.

Apesar da aparência de “passado”, notem que a redação do texto deste grande professor da odontologia brasileira, publicado em edição da Istoé Gente da primeira década do século XXI – é uma boa referência para os que pretendem entender os meandros da prática de higiene bucal e as razões de não conseguirmos a erradicação dos graves problemas bucais que ainda afligem a população do continente.

Para ter acesso a íntegra do texto produzido pelo Prof. Dr. Rui Oppermann, visite o link: http://odontologika.uol.com.br/sulamericanos.htm

Recent Posts