Meu bracket soltou! E agora?

 em Aparelhos Ortodonticos, Público em geral

O tratamento ortodôntico pode durar alguns meses ou até anos, e é normal que durante esse período aconteçam alguns imprevistos e pequenos acidentes, que podem ser a causa de muita preocupação para o paciente. Um dos problemas mais comuns durante o tratamento com aparelho ortodôntico é o bracket se soltar. Brackets são as peças coladas em cada dente, unidas por um fio metálico (o arco), que são responsáveis por puxar ou empurrar a arcada, movimentar os dentes e corrigir qualquer problema no posicionamento dos dentes.

O que faz um bracket se descolar, soltar ou quebrar?

Existem alguns motivos prováveis para o bracket se soltar. A principal causa conhecida desse problema é a ingestão ou mastigação de certos alimentos, que além de dificultar a higiene ainda podem causar danos ao aparelho. Por isso, evite alimentos como balas, pirulitos, chicletes, pipoca, torresmo, nozes e castanhas e frutas e legumes crus (consuma em pedaços pequenos).

Outra situação bastante comum é quando o paciente, por hábito ou ansiedade, tem o costume de morder objetos como tampas de caneta, lápis e até mesmo clipes de papel. Também pode acontecer algum problema na hora da colagem dos brackets, como presença de saliva no local, que prejudica a aderência, ou colocação da peça em cima de uma restauração, jaqueta ou faceta, tornando-a mais vulnerável ao descolamento.

O que fazer se um bracket se soltar?

Só existe uma coisa a se fazer nessa situação: entre em contato com o seu dentista. Apenas o profissional especializado pode avaliar os danos no aparelho, pois existem diferentes modelos e cada um deles exige um tipo de manutenção específica. Qualquer alteração nos brackets ou no arco pode influenciar negativamente no tratamento, além de causar danos à saúde.

Durante a consulta, é importante que você relate ao dentista o que aconteceu quando o bracket se soltou —especialmente o consumo de balas, pirulitos ou alimentos crocantes. Se a peça se soltou ou quebrou sem que você tenha feito nada, pode ser necessária uma avaliação mais detalhada do dentista para identificar e prevenir problemas futuros.

O que não fazer se um bracket se soltar?

Não tente colar o bracket novamente, não corte o arco e não recorra à soluções caseiras ou improvisadas. Também não é recomendado perguntar a outras pessoas o que fazer, pois cada aparelho tem suas particularidades, e as experiências de outras pessoas não podem ser úteis no seu caso. Apenas procure seu dentista.

Quando é possível esperar?

De maneira geral, é necessário entrar em contato com o dentista no mesmo dia em que o bracker se soltar. Mas, se você tiver uma consulta marcada em alguns dias e não tiver nenhum desconforto ou machucado decorrente disso, é possível esperar. Apenas guarde as peças danificadas e não mexa no aparelho por conta própria.

Por outro lado, se houve algum dano na boca ou nos dentes por conta do bracket ou arco (como um corte na língua ou na gengiva, ou até mesmo uma infecção), é necessário procurar um profissional de confiança ou um pronto-socorro, em casos mais extremos se você não conseguir entrar em contato com seu dentista.

O tratamento ortodôntico está sujeito a alguns percalços, por isso é importante manter a calma e estar sempre em contato com seu dentista, para garantir uma manutenção eficiente e assegurar o sucesso do tratamento! Não se esqueça de deixar seu comentário sobre o assunto!

Escova Sole Unitufo

(Escova para aparelho)

Comprar

Publicações recentes
Showing 22 comments
  • Davi
    Responder

    Excesso de cola no bracket facilitar a descolagem dele?

    • TePe
      Responder

      Olá, Davi. Não faça nenhum procedimento por conta própria. Somente um dentista poderá analisar o seu caso e recomendar o procedimento correto para sua situação.

  • Carlos Daniel
    Responder

    A alguns meses meu bracket tinha se quebrado ao meio num dos ultimos dentes em que o aparelho estava presente. Mas agora ele quebrou de novo, no mesmo local. Alguma causa específica ou apenas coincidência?

    • TePe
      Responder

      Olá, Carlos. Pode estar relacionado ou não. O seu caso é específico e há a necessidade de uma análise mais precisa. Somente o odontologista que lhe atendeu poderá avaliar o seu caso e recomendar o procedimento ideal para sua situação.

  • Rodrigo
    Responder

    Ola eu estava escovando os dentes e quando fui tirar a escova da boca bateu muito forte no brackt e descolou oque faço?

    • TePe
      Responder

      Olá, Rodrigo. O recomendado a se fazer é entrar em contato com o seu dentista. Apenas o profissional especializado pode avaliar os danos no aparelho, pois existem diferentes modelos e cada um deles exige um tipo de manutenção específica.

  • Thaynara
    Responder

    Olá, meu brackt soltou ha dias e não estou podendo ir ao Dentista, pois quase não tenho tempo, se caso eu for só na próxima consulta do mês que vem…isso pode causar um dano muito grande aos dentes?

    • TePe
      Responder

      Olá, Thaynara. Se você tiver uma consulta marcada em alguns dias e não tiver nenhum desconforto ou machucado decorrente disso, é possível esperar. Apenas guarde as peças danificadas e não mexa no aparelho por conta própria.

  • Isabella
    Responder

    Olá meu bracket descolou bem no primeiro dia de férias da minha dentista e foi bem o último, isso tá me incomodando muito pois fica arranhando na minha boca e não posso abrir muito a boca se não ele fica preso na boca, eu não sei oque fazer, estou desesperada, se tiver alguma dica por favor me ajude!!!!

    • TePe
      Responder

      Olá Isabella. Como foi um acaso, recomendamos que vá à outro dentista para que ele(a) possa consertar o seu bracket.

  • Ana clara
    Responder

    a peça do meu aparelho soltou e eu to tentando colar ele porque meu dentista ja ta falando que não pode ficar soltando toda hora pra nao atrasar o resto do tratamento oque eu faço pra pode colar de novo???

    • TePe
      Responder

      Olá Ana Clara. Cada aparelho exige um tipo de manutenção específica. Recomendamos que vá ao dentista para que ele possa analisar melhor o seu caso.

  • Celina
    Responder

    Olá, um brackt meu descolou soltando o arco curvado. Por causa disso, o arco fixou na gengiva e dói muito. Não consigo nem abrir a boca. O que faço?

    • TePe
      Responder

      Olá Celina! Recomendamos que vá ao dentista para que ele possa analisar melhor a sua situação.

  • vick Ferreira
    Responder

    Oi!A gominha do meu aparelho do último dente parece que saiu do lugar isso é normal ou quebrou alguma peça? Por favor me respondam !Estou mt preocupada!

    • TePe
      Responder

      Olá Vick. Se isso aconteceu, recomendamos que vá ao dentista para que ele possa analisar melhor o seu caso.

  • Bianca
    Responder

    Olá, coloquei meu aparelho faz 3 dias e no segundo dia o último brackt do lado direito se soltou, fui ao dentista e ele tirou o brackt e cortou o arco , logo em seguida colou o brackt novamente , quando cheguei em casa notei que ele apenas colou o brackt e não trocou o arco , ou seja de um lado dá minha boca o arco vai até o último brackt e do outro lado vai só até o penúltimo , isso causará algum problema ? Será que devo ir la ou espero até a próxima manutenção ?

    • TePe
      Responder

      O ideal seria você ouvir a opinião do seu dentista para que ele(a) possa avaliar melhor o seu caso.

    • Giovana
      Responder

      Olá tudo bem ? Os meus dois caíram e um está solto mas quando se soltou da outra vez ele trocou os braktes e colocou outros e o arco eu não sou especialista mas eu acho que ele teria que colocar o arco

      • TePe
        Responder

        Olá Giovana. Recomendamos que vá ao dentista o quanto antes para que ele possa fazer o procedimento necessário. Caso esteja em dúvidas quanto ao tratamento dado pelo primeiro dentista busque a opinião de um segundo.

  • Isabelle
    Responder

    Oque eu faço com o meu aparelho por que ele saiu uma pecinha de traz ? E só vo passar no dentista daqui 10 dias!!

    • TePe
      Responder

      Olá Isabelle. Recomendamos que vá ao dentista o quanto antes. Dependendo do seu caso ele fará o procedimento necessário.

Deixe um comentário