fbpx

Mucosite: tudo que você precisa saber

 Em Dia-a-dia

Deseja conhecer melhor o que é mucosite? Preparamos um texto completo com tudo que você precisa saber sobre o problema!

A mucosite representa um conjunto de reações biológicas que influência a saúde da cavidade bucal (boca e garganta) com micro-organismos como fungos e bactérias, causando dores e reflexos na saúde como um todo.

Condição bastante comum em pacientes vítimas do câncer de cabeça e pescoço, a mucosite oral é consequência das inflamações locais mas também pode ser causada por medicamentos antineoplásicos, pelos tratamentos de radioterapia e quimioterapia dos tumores.

A mucosite é separada por graus de manifestação, começando pelo esbranquiçamento das mucosas orais e sem dor, até grandes úlceras que atrapalham na alimentação do paciente, dificultando a fala e a deglutição, prejudicando sua qualidade de vida.

Por mais que exista colônia bacteriana em alguns casos de mucosite, ela não é considerada uma doença infecciosa.

O que causa mucosite?

Sua causa mais comum é desencadeada por sessões de radioterapia em regiões superiores do corpo como cabeça e pescoço, quimioterapia com altas dosagens e em casos de transplante de medula óssea. Em casos de pacientes que tratam tumores com a combinação de radioterapia e quimioterapia, pode ser observado um aumento e/ou piora no quadro de mucosite.

Higiene bucal de pacientes com mucosite

Uma rotina de cuidados orais junto com acompanhamento de um dentista reduzem a possibilidade do aparecimento ou piora da mucosite. Condições que podem causar irritações nas mucosas da boca costumam ser removidas durante o tratamento com medicação específica para câncer, pois próteses apertadas ou largas demais e aparelhos ortodônticos podem causar lesões.

Escovação

Os cuidados bucais para o  pacientes com mucosite consistem em manter a escovação 3 vezes ao dia ou após cada refeição. Para que este seja um momento atraumático, é necessário usar uma escova específica ultra macia com cabeça pequena e cabo alongado para conseguir limpar de forma efetiva sem ferir.

Outros cuidados

Pacientes com sensibilidade nas mucosas orais na maioria dos casos não podem utilizar outros métodos de higiene na região a não ser a escovação tradicional, porém, como forma de prevenção para pacientes no grupo de risco, outros instrumentos podem ser indicados para a limpeza completa da boca.

É indicado a quem esteja passando pelo tratamento de câncer na região de cabeça e pescoço o acompanhamento com um grupo multidisciplinar médico que conte com as orientações de um dentista.

Avanços tecnológicos como escovas específicas e cremes dentais menos abrasivos são aliados durante o tratamento, a mucosite em seu grau grave pode interromper todo o tratamento do câncer, por isso deve ser cuidada no início do quadro para evitar.

Por conta disso as pesquisas científicas sobre o assunto estão sendo cada vez mais frequentes para dar início a intervenções com maior resultado. Mesmo essa condição afetando apenas um pequeno grupo de pessoas é importante reconhecer que está diretamente ligado a qualidade de vida e auto estima.

Você tem mucosite ou conhece alguém que sofre com esse mal? Deixe seu depoimento abaixo e compartilhe com seus amigos nas redes sociais!

Banner Special Care

Posts Recentes

Deixe um comentário