Nossa homenagem ao “dia dos avós”!

 In Público em geral

Hoje é celebrado o dia dos avós. As comemorações crescem mundo afora, especialmente pelo fato das pessoas durarem mais e se preocuparem com a saúde e a qualidade de vida de uma forma mais vigorosa.

Atualmente, os adultos mais velhos também podem manter os seus dentes por toda a vida, ao contrário do que se pensava algumas décadas antes. O contraponto é que os estudos científicos continuam mostrando que os idosos têm as maiores taxas de doença periodontal e de necessidades de tratamento bucais mais complexos para obter uma boa saúde bucal.

Seja qual for a sua idade, é importante manter a sua boca limpa, saudável e com boa sensação matigatória. A preservação da saúde periodontal (ou das gengivas) é fator básico para isso e fatalmente refletirá em uma boa velhice, se valorizada desde cedo. Você sabia que:

– Pelo menos metade das pessoas com baixa educação e assistência em saúde, com idade acima de 55, têm periodontite (ou perda do osso que suporta os dentes na boca).

– Quase um em cada quatro pessoas com 65 anos perderam todos os dentes.

– A retração do tecido da gengiva afeta a maioria das pessoas idosas.

– A doença periodontal e as cáries são as principais causas de perda dentária em adultos mais velhos.

O que você pode não perceber é que a saúde da boca não é importante, apenas, para manter uma aparência agradável do sorriso, ou para ser capaz de comer uma espiga de milho. Uma boa saúde bucal é essencial para a qualidade de vida. Considere alguns dos motivos:

– Cada dente na boca desempenha um papel importante na fala, na mastigação e na manutenção do alinhamento correto dos outros dentes.

– Uma das principais causas de falha em próteses é a existência de uma infecção que afeta os tecidos que revestem os dentes ( osso e gengivas). Essa infecção, também chamada de doença periodontal, decorre da falta de boa higiene diária e de poucas visitas ao dentista.

– Pessoas com dentaduras ou dentes soltos são limitadas em morder frutas, carnes, pães mais duros e legumes frescos, não só pelas dificuldades, mas também por sentirem dor.Isto significa que provavelmente eles não recebem uma dieta balanceda.

– A maioria dos homens e mulheres de 65 anos ou mais, relatam que um sorriso é muito importante para a aparência. Um outro tópico importante mostra que pesquisas recentes apontam que a doença periodontal está ligada a uma série de problemas de saúde importantes, tais como aumento no risco para doenças cardíacas , acidente vascular cerebra, partos prematuros, infecções respiratórias e diabetes.

Enquanto o seu risco de desenvolver doença periodontal aumenta com a idade, a boa notícia é que a grande maioria das pesquisas sugere que estas taxas mais elevadas estão mais ligadas aos fatores de risco para além da idade. Assim, a doença periodontal não é um aspecto inevitável do envelhecimento. Os principais fatores de risco que podem fazer os idosos mais suscetíveis incluem estado geral de saúde, diminuição do estado imunológico, medicamentos usados, depressão, piora da memória e da visão, diminuição do fluxo salivar, histórico de consumo de cigarro, comprometimento da habilidade motora para a higiene e perda do ?status financeiro?.

Para a Academia Americana de Periodontia, todos esses fatores de risco podem ser evitados.

?É isso que colabora muito para a qualidade de vida dos nossos avós?, disse o atual presidente da entidade Dr. Samuel Low

Recent Posts