O que causa manchas nos dentes? Veja aqui como evitá-las

 em Cárie

Dentes amarelados ou com manchas escuras podem trazer muitos incômodos estéticos, especialmente para quem deseja ter sempre um sorriso bonito e brilhante. Muitas são as razões das manchas nos dentes, sendo que as principais delas estão associadas ao consumo excessivo de alimentos pigmentados, tabagismo, traumas, antibióticos e ingestão de flúor.

Nesse post, vamos explicar como cada uma dessas substâncias interfere na cor dos seus dentes e dar dicas de como tratar e evitar as manchas nos dentes. Confira!

Consumo de alimentos pigmentados

Alimentos muito pigmentados ou com muito corante, como o café, chás, molho curry, vinho e refrigerantes, especialmente os à base de cola, são os campeões em causar manchas. Isso ocorre porque esses pigmentos vão se acumulando no esmalte dos dentes e aliados a uma higienização incorreta acabam por deixá-los escurecidos.

Tabagismo

A nicotina liberada pelo cigarro também deixa os dentes amarelados. Os efeitos são piores para aqueles que mantêm o hábito de fumar e tomar café simultaneamente, sem posteriormente escovar os dentes para retirar os resíduos.

Traumas

Durante um trauma, o sangue resultante do impacto pode invadir os dentinários, causando o escurecimento do dente machucado. Nesses casos, é preciso um acompanhamento periódico com radiografias para identificar comprometimentos da saúde do dente e evitar complicações.

Uso de antibiótico

O uso em grande quantidade e por tempo prolongado do antibiótico tetraciclina, ainda na gestação ou durante a primeira infância, pode causar manchas escuras nos dentes de leite e também nos dentes permanentes das crianças.

Ingestão de flúor

Quando a criança ingere muito flúor no período de formação e maturação do esmalte dos dentes — do primeiro ao terceiro ano de vida — ela pode ter manchas brancas ou escurecidas conhecidas como fluorose dental.

Nessa condição, o esmalte do dente é mais opaco devido à atuação negativa do excesso de flúor. Quanto maior a quantidade de flúor ingerido, maiores serão os danos, que podem ocorrer nos dentes da frente, quando a exposição acontece nos primeiros dois anos, ou nos posteriores quando a ingestão se dá por volta dos três anos.

Descalcificação dos dentes

A descalcificação dos dentes resulta em manchas brancas e podem ser causadas por cárie; uso de aparelhos ortodônticos fixos, removíveis e acessórios, como borrachinhas, que dificultam a limpeza e facilitam a formação de placas; fluorose; ou por uma condição genética, conhecida como hipoplasia do esmalte, que é uma formação incompleta do esmalte do dente. As manchas brancas podem ser ativas ou inativas. No primeiro caso, elas serão opacas e rugosas e no segundo brilhantes e lisas.

Outras causas de manchas nos dentes

O uso do amálgama na restauração dos dentes também pode manchá-los, devido ao contato da peça com o esmalte do dente, que acaba por desgastá-lo. O envelhecimento do esmalte é outra causa para o escurecimento ou amarelamento dos dentes, assim como a falta de higienização, que pode resultar na formação de placas e tártaro.

Tratamento para manchas nos dentes

A maioria das manchas nos dentes pode ser tratada. Em casos mais simples será possível devolver ao dente a sua cor natural, em outros apenas amenizar as manchas. Somente o dentista poderá avaliar qual o tratamento adequado para cada caso e esclarecer quais serão os resultados esperados.

As técnicas mais comuns são o clareamento, que pode ser feito com produtos químicos, laser ou o uso simultâneo das duas formas; microabrasão, que é um desgaste superficial do dente para retirar a mancha; e recobrimento do dente com resina composta ou laminados de porcelana.

Como evitar as manchas nos dentes

Para não ter manchas nos dentes é preciso manter uma boa higiene bucal, com uso do fio dental e escovação adequada. A visita regular ao dentista para limpeza e avaliação também é muito importante. Além disso, evitar o consumo exagerado de alimentos pigmentados e o cigarro será muito benéfico.

Caso essas substâncias sejam utilizadas, a recomendação é escovar os dentes após o seu uso. Utilize canudinhos para tomar chás e refrigerantes, reduzindo assim o contato dessas bebidas com os dentes.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre as causas e tratamentos de manchas nos dentes? Deixe seu comentário!

Publicações recentes

Deixe um comentário