O que é um mini-flosser? Conheça o aliado da higiene bucal

 In Dia-a-dia, Fio dental, Público em geral, Veja como usar

Você sabe o que é um Mini-Flosser? Saiba que ele é um forte aliado da sua higiene bucal. Descubra!

O mini-flosser é um dos acessórios de higiene bucal mais eficientes, pois facilita o uso do fio dental, complementando a escovação.

Confira, no artigo de hoje, para quem o mini-flosser é mais indicado e como ele deve ser usado para garantir um sorriso saudável. Boa leitura!

O que é um mini-flosser e para quem ele é indicado?

mini-flosser é um acessório de higiene bucal feito de material plástico, composto de um cabo e duas hastes que sustentam um pedaço de fio dental.

O seu uso é indicado para pessoas que podem ter dificuldades para usar o fio dental. Nesse grupo estão:

  • as crianças;
  • os idosos;
  • as pessoas que usam aparelho ortodôntico;
  • as pessoas com dificuldades motoras;
  • os pacientes acamados;
  • as pessoas que não têm habilidade suficiente para fazer a higiene bucal sozinhas.

No caso das crianças, o mini-flosser pode oferecer uma grande ajuda para os pais na hora de ensinar bons hábitos de higiene bucal aos filhos.

Veja, a seguir, como esse aliado da higiene bucal deve ser utilizado na rotina de cuidados com a saúde dos dentes.

Como deve ser o seu uso no dia a dia?

uso do mini-flosser é simples. Ele deve ser usado para complementar a escovação, sempre depois das refeições.

Ele guiará a passagem do fio dental entre um dente e outro, alcançando os locais onde a escova de dentes convencional não atinge.

Para evitar que o mini-flosser leve a placa bacteriana e os restos alimentares de um dente para o outro, ele deve ser lavado em água corrente a cada vez que for retirado de um espaço interdental, antes de ser introduzido novamente na boca.

Trata-se de um acessório de higiene bucal de uso único, que deve ser descartado após cada utilização.

Mesmo quando usado da forma correta, o mini-flosser não substitui o uso da escova interdental. Entenda melhor essa questão agora!

Por que a escova interdental não deve ser deixada de lado?

A escova interdental é outro acessório muito importante para que os cuidados de higiene bucal possam manter os dentes e a boca livres de problemas.

Feita de cerdas muito finas, reunidas em pequenos tufos ao redor de um cabo anatômico, ela limpa cada dente de forma individual, alcançando também as faces linguais e o fundo da gengiva, lugares onde o fio dental não limpa bem.

As pessoas que têm dificuldade para fazer a higiene bucal de forma adequada, tais como as crianças e os idosos, podem ser muito beneficiadas pelo uso da escova interdental.

Quem usa aparelho ortodôntico também consegue melhores resultados na limpeza dos dentes usando mais esse acessório, juntamente ao mini-flosser.

Como os acessórios certos ajudam a proteger a saúde bucal?

Usar os acessórios certos, como o mini-flosser e a escova interdental é essencial para uma boa higiene dental, mas é preciso escolher uma boa escova de dentes e dominar bem as técnicas de escovação.

O fio dental também é um grande aliado da limpeza dos dentes e gengivas. Seu uso diário ajuda a remover os restos alimentares e impedir a formação da placa bacteriana.

Para complementar a higiene bucal, vale a pena investir no uso de um limpador de línguas. Ele remove a saburra que fica acumulada sobre o tecido lingual, ajudando a combater o mau hálito.

Com bons hábitos de higiene bucal, o uso dos acessórios de limpeza e mantendo as visitas ao consultório odontológico em dia, você protegerá sua saúde bucal e poderá exibir um sorriso cada vez mais bonito!

Gostou das nossas dicas sobre o uso do mini-flosser? Então, que tal ajudar seus amigos a cuidar melhor da saúde bucal compartilhando nosso artigo nas redes sociais?

Recent Posts

Leave a Comment