O que fazer para prevenir problemas bucais

 In Público em geral

Garantir a saúde bucal é uma das maneiras de manter o organismo longe de doenças e ameaças que podem comprometer seu funcionamento adequado, já que a boca é uma das principais portas de entrada para infecções causadas por bactérias, vírus ou fungos.

No artigo de hoje, vamos te contar tudo que você precisa fazer para prevenir problemas bucais e se manter saudável! Confira!

Visitar regularmente o dentista

Conhecer um dentista de confiança e visitá-lo regularmente é a principal atitude que deve ser tomada por você para evitar o desenvolvimento de problemas bucais. O dentista é o profissional responsável por observar a saúde da sua região oral, diagnosticando possíveis problemas ou doenças que podem ter se desenvolvido ao longo do tempo. Além disso, ele poderá te ensinar estratégias para garantir a manutenção da sua saúde oral, diminuindo os riscos de desenvolver doenças.

Para manter sua saúde bucal em dia, não se esqueça de visitar o dentista pelo menos uma vez a cada semestre!

Escovar os dentes corretamente

Realizar uma escovação eficiente e correta dos dentes é uma das maneiras de prevenir problemas bucais. Para poder fazer essa higienização do jeito certo, sugerimos alguns cuidados essenciais:

  • Escolha a escova de dente correta para o seu tipo de boca e dentição;
  • use cerdas macias e não faça força nos movimentos de escovação;
  • escove os dentes com as cerdas posicionadas a 45º e sempre mantendo movimentos circulares na lateral dos dentes — para os dentes localizados no fundo da boca, faça movimentos retos de escovação para remover resíduos que podem se acumular nos seus sulcos;
  • higienize também a língua;
  • e mantenha o hábito de escovar os dentes após todas as refeições.

Aprender a usar o fio dental

Não adianta escovar o dente corretamente se você nunca faz o uso do fio dental para completar a higienização bucal. O uso correto do fio dental ajuda a prevenir problemas bucais, pois ele remove resíduos de regiões da arcada dentária que a escova de dentes não é capaz de alcançar.

Use o fio dental diariamente, após todas as refeições, e tenha cuidado para não lesionar a gengiva ao higienizar a sua arcada dentária: o fio deve ser passado entre os dentes com movimentos delicados.

Não fume

O consumo de tabaco é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento de doenças na região oral, já que os resíduos produzidos pelo contato desse produto com o calor são altamente tóxicos e prejudicais para a saúde dos tecidos da boca e dos dentes.

O cigarro pode prejudicar a aparência dos dentes, já que é capaz de escurecer o esmalte da arcada, como também aumentar o risco de se desenvolver mau hálito, já que ele favorece o acúmulo de bactérias na região da boca.

O consumo regular de tabaco também é relacionado com um aumento da incidência de doenças periodontais, que podem causar, a longo prazo, lesões graves na gengiva e queda de dentes.

Alimente-se de maneira equilibrada

Ter uma dieta balanceada é uma maneira de garantir uma saúde bucal adequada, já que os dentes e os tecidos da região da boca dependem da ingestão de alguns nutrientes específicos, como a vitamina C, vitamina D e o cálcio para se manterem saudáveis.

Além disso, o consumo regular de alimentos açucarados pode ser prejudicial para a saúde dos dentes, já que aumenta o risco do desenvolvimento de cáries e inflamações bacterianas na região da boca.

Procurar um especialista ao sinal de qualquer problema

Muitas pessoas que apresentam sintomas desconfortáveis na região da boca, como maior sensibilidade dos dentes, sangramentos e dores, demoram muito tempo para procurar a ajuda de um especialista e diagnosticar o problema.

Se você perceber que algo não está normal nos seus dentes ou em alguma região bucal, não hesite em procurar um dentista para resolver o problema e evitar maiores complicações!

Garantir esses pequenos cuidados com a saúde bucal no seu dia a dia já é suficiente para te manter longe de problemas.

Você cultiva algum dos hábitos acima? Deixe seu comentário sobre esse assunto!

Recent Posts

Leave a Comment