Outra razão para ficar em forma: Dentes e gengivas saudáveis.

 In Público em geral

Um estudo indica que o controle de peso e o condicionamento físico podem ajudar a reduzir o risco de doença periodontal severa.

As complicações de saúde pelo excesso de peso, como o aumento do risco de doença cardíaca, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer, têm sido relatados.

Os profissionais de saúde incentivam os pacientes a controlar o peso e se esforçar para praticar exercício físico, no mínimo 3 vezes na semana, para alcançar e manter a saúde em geral. Recentemente, um grupo de investigadores apontou um outro benefício para a manutenção de um estilo de vida associado a atividade física e bem estar. Os dentes e as gengivas saudáveis.

O estudo, publicado na edição de agosto do Journal of Periodontology, mostra que os pesquisadores descobriram que os indivíduos que mantêm um peso saudável e tinham bons níveis de aptidão física tiveram uma menor incidência de periodontite severa.

Usando o índice de massa corporal (IMC) e o percentual de gordura corporal como uma medida de controle de peso, consumo máximo de oxigênio (VO2max) como uma medida de aptidão física, os investigadores compararam “peso temas e variáveis de aptidão com os resultados de um exame periodontal. Aqueles com menor IMC e níveis mais altos de fitness tinham taxas significativamente mais
baixas de periodontite severa.

A periodontite ou doença periodontal é uma doença inflamatória crônica que afeta o osso e os tecidos ao redor dos dentes. A gengivite é uma das principais causas de problemas dentários em adultos. Pesquisas mostram que a doença periodontal está associada com outras doenças – como as doenças cardíacas, diabetes e a artrite reumatóide.

Samuel Low, DDS, MS, decado de associado e professor de periodontia da Universidade da Florida College of Dentistry e presidente da Academia Americana de Periodontologia (AAP), diz que a ligação entre a investigação da saúde geral e da saúde periodontal deve motivar as pessoas a manter um peso ideal e a valorizar a aptidão física.

“A investigação continua a demonstrar que a nossa saúde geral e a saúde bucal estão conectadas”, diz o Dr. Low. ” Gestão do peso e aptidão física contribuem para a saúde global e, agora, acreditamos que ficar em forma pode ajudar a diminuir o risco de desenvolver doença gengival.

Desde que se estabeleceu que a doença gengival está relacionada a outras doenças, como doenças cardiovasculares e diabetes “, continua Dr. Low,” há ainda mais razões para cuidar de si mesmo através da dieta e exercício. ”

Dr. Low também incentiva o cuidado periodontal global através da escovação diária e do uso do fio dental, além das visitas de rotina ao dentista para a prevenção da doença gengival.

Prof. Rodrigo Guerreiro Bueno de Moraes
Cirurgião-Dentista | Mestre em Odontologia pela Universidade Paulista | Membro da Sociedade Brasileira de Periodontia e da American Academy of Periodontology.

Fonte: American Academy of Periodontology: CHICAGO, 02 de agosto de 2010

Recent Posts