fbpx

Pacientes com mucosite devem escovar os dentes, saiba como!

 Em Dia-a-dia, Pós-cirúrgico

A escovação previne cáries, tártaro, doenças gengivais e também a halitose. Descubra nesse post como pacientes com mucosite devem escovar os dentes!

Situação bacteriana causada por colônias de micro-organismos, a mucosite bucal não chega a ser considerada uma doença infecciosa. A condição comum em pacientes oncológicos, cresce gradativamente ao longo do tempo, começando pelo esbranquiçamento das mucosas orais (língua e bochecha) e em seus casos mais graves prejudica a deglutição de alimentos e a fala normal do paciente.

A mucosite em seu grau mais avançado causa reflexos em todos os âmbitos da vida dessa pessoa e seus familiares, pois as dores frequentes muitas vezes causam mau humor e irritação, com a sensibilidade do local aflorada é comum que essas pessoas não realizam a higiene bucal corretamente, gerando mau hálito, o que influencia diretamente a autoconfiança, auto estima e as relações interpessoais.

Saúde bucal de pacientes com mucosite

A saúde bucal de pacientes com mucosite não pode ser deixada de lado. A escovação deve ser suave e atraumática, feita da forma tradicional: após cada refeição ou no mínimo 3 vezes ao dia.

Em muitos casos a única limpeza dental feita por essas pessoas é com gaze e água, para retirar os restos de alimentos, porém pôde ser observado ao longo dos últimos anos que essa técnica não funciona a longo prazo, pois causa problemas dentários recorrentes como doenças gengivais, cáries, entre outros.

Escovação em pacientes com mucosite

Produtos específicos para sensibilidade devem ser usadas com esse paciente. As escovas de cerdas macias disponíveis no mercado comum ainda são um muito rígidas para pacientes com tamanha sensibilidade, pensando nisso, a TePe oferece a escova perfeita!

A Special Care é a única escova ultra macia com 12 mil filamentos de poliéster, o que proporciona uma limpeza gentil e efetiva na escovação. Suas cerdas tem o acabamento arredondado, com 0,06 mm de diâmetro, para conseguir realizar a higienização total da cavidade da boca, prevenindo e tratando no dia a dia os desconfortos da mucosite.

Com boa empunhadura, a Special Care da TePe tem seu pescoço alongado para que não seja necessário abrir muito a boca, sua cabeça triangular alcança todos os cantos posteriores sem esforço e com conforto.

É importante lembrar que pacientes vítimas de câncer e pacientes que realizaram transplante de medula óssea tem maior chance de desenvolver mucosite ao longo do tempo. Estes devem ser acompanhados de perto por um grupo multidisciplinar médico que inclua um dentista qualificado.

Orientações sobre outros passos da escovação diária como uso do fio dental, enxaguatório bucal, escovas interdentais e raspadores de língua devem ser discutidos apenas com um dentista ciente da situação clínica do paciente, para que não haja piora no quadro da mucosite.

Você tem mucosite, ou conhece alguém que tenha e encontre dificuldades para manter uma boa higiene bucal? Deixe seu depoimento!

Posts Recentes

Deixe um comentário