Papilas gustativas irritadas: quais são as causas e tratamentos?

 In Dia-a-dia, Público em geral

Alguma vez você já teve a sensação de não conseguir sentir o gosto dos alimentos? Podem ser suas papilas gustativas irritadas. Descubra!

Alguma vez você já teve a sensação de ter o paladar afetado e não conseguir sentir o gosto dos alimentos? Ou notou algum inchaço avermelhado na língua? Esses são alguns sintomas que podem indicar um problema de papilas gustativas irritadas. No artigo de hoje vamos falar sobre as causas, qual é o tratamento adequado e o que pode ser feito para evitar a inflamação.

Quer saber mais sobre o assunto e como lidar com essas situações? Então continue acompanhando a leitura e confira agora mesmo!

Afinal, quais são as causas das papilas gustativas irritadas?

Existem diversas causas que podem indicar que se trata de um caso de papilas gustativas irritadas. Entre as mais importantes, podemos citar:

  • tabagismo;
  • exposição a toxinas (como inseticidas);
  • doenças (como diabetes e hipotireoidismo);
  • problemas odontológicos;
  • alimentos quentes, ácidos ou picantes;
  • problemas estomacais;
  • deficiências de vitaminas e minerais.

Qual é o tratamento indicado?

Não é aconselhado fazer a automedicação, principalmente quando não se sabe a origem do problema, mas existem algumas medidas simples que podem ser adotadas. Veja as dicas!

Cuidado com a alimentação

A irritação, normalmente, desaparece dentro de alguns dias, apesar de ser bem incômoda. Para acelerar o processo, é melhor evitar alimentos picantes, ácidos e muito quentes, que podem aumentar o desconforto e prolongar a inflamação.

Evite atrito na região

Durante o período, evite raspar as bolhas ou passar a escova de dentes de forma brusca ao fazer a higienização do local. Apesar de muita gente acreditar que pode sarar mais rápido estourando as bolhas, esse tipo de atrito só piora a irritação, aumenta o desconforto e prolonga a irritação.

Use antisséptico

O antisséptico bucal tem como objetivo eliminar e inibir a proliferação de bactérias que podem prejudicar a saúde. Ao usar o produto, você deixa os organismos afastados (diminuindo as chances de sofrer com alguma infecção) e acelera o processo de recuperação.

Conte com o frio para aliviar a dor

O frio é um excelente recurso para diminuir o inchaço e a dor dessa inflamação. É uma excelente desculpa para aproveitar um bom sorvete! Por outro lado, se você não gosta dessa guloseima, pode obter o mesmo efeito com um cubo de gelo. Em ambos os casos, o alívio é imediato.

Visite um especialista

A irritação nas papilas gustativas costumam durar até cinco dias. Porém, caso o problema persista por um período prolongado, o ideal é visitar um especialista para investigar as causas, já que pode se tratar de um sintoma de outra doença, ou uma inflamação mais séria — situações que requerem um tratamentoadequado.

O que pode ser feito para evitar o problema?

O cuidado preventivo com a saúde é sempre a melhor — e mais barato — forma de evitar doenças. No caso das papilas gustativas irritadas, o ideal é:

  • manter uma boa higiene bucal;
  • cultivar hábitos saudáveis (evitando o excesso de álcool e cigarros, por exemplo);
  • alimentar-se bem;
  • ter cuidado com alimentos muito quentes.

Como se vê, de maneira geral, as papilas gustativas irritadas são consideradas um problema simples e de fácil cuidado. Entretanto, se a inflamação é recorrente ou leva mais tempo que o ideal para melhorar, é necessário buscar ajuda médica e procurar saber se existe a possibilidade de ser algo mais sério.

Gostou do nosso post de hoje e quer continuar acompanhando outros conteúdos como este? Então siga nossos perfis nas redes sociais e não perca mais nenhuma novidade! Estamos no FacebookTwitterLinkedInGoogle Plus e YouTube!

Recent Posts

Leave a Comment