Pasta de camarão: capaz de proteger os dentes contra a erosão associada ao consumo de alimentos ácidos.

 em Profissionais da saúde

Pasta de Camarão – É possível que em breve esse produto utilizado na alimentação oriental colabore com o tratamento e a prevenção da erosão dentária.

Chuenarrom C , P Benjakul.

Res carie. 2010; 44 (1) :20-3. Epub 2009 31 de dezembro.

Faculdade de Odontologia da Universidade de Prince Songkla, Hat Yai, Songkhla, na Tailândia.

O objetivo deste estudo foi determinar em que medida uma pasta de camarão fermentado (que tem uma concentração elevada de cálcio) seria capaz de reduzir a erosão dentária in vitro (em amostras de dentes investigadas em laboratório).

No experimento número 1, as amostras de esmalte dentário investigadas foram expostas a diferentes concentrações da pasta de camarão e, após isso, imersas em suco de tamarindo (alimento de acidez significativa) por 15 minutos, uma vez por dia, em um total de 29 dias.

No experimento número 2, as amostras de esmalte eram pré-acidificadas pelo citado suco e expostas a diferentes concentrações de um combinado da pasta de camarão diluída em água, utilizando um método de exposição similar ao experimento 1.

A perfilometria e um teste de microdureza foram utilizados para avaliar as mudanças na perda de esmalte e de amaciamento. Os resultados mostraram que a pasta de camarão reduziu o potencial erosivo de suco de tamarindo e cooperou com o novo endurecimento do esmalte previamente acidificado.

Prof. Rodrigo Guerreiro Bueno de Moraes
Cirurgião-Dentista | Mestre em Odontologia pela Universidade Paulista | Membro da Sociedade Brasileira de Periodontia e da American Academy of Periodontology

Publicações recentes